Ararita: um hotel fazenda de verdade!

Para quem me segue, sabe o quanto eu amo viajar. Mas a rotina diária do trabalho do Ighor e a minha, nem sempre permite que viajemos o tanto que gostaríamos. Com isso, um trunfo importante que tenho usado são os Hotéis que ofereçam toda infraestrutura necessária para ficar lá, sem precisar sair. O Hotel Fazenda Ararita além de cumprir muito bem essa proposta, possui um preço super acessível, quando comparado com outros da mesma categoria.

HOTEL FAZENDA ARARITA

Localizado no município de Porto Feliz, a cerca de 100km de São Paulo, o Hotel Fazenda Ararita foi projetado para impulsionar nosso contato com a natureza e com os animais, sem deixar de lado o conforto. O ar por aqui é muito puro e o que não falta é lazer para a família toda se divertir. Contando com funcionários muito solícitos, que tratam o lugar como se fossem a própria casa, o sentimento é que estamos visitando a fazenda de um amigo, e não um hotel.

O Hotel Fazenda Ararita conta basicamente com três tipos de acomodações: suítes, alojamentos e chalés. As duas primeiras estão mais próximas do “miolo” do hotel, enquanto os chalés estão um pouco mais afastados, numa parte mais alta, com uma proposta de maior isolamento. E por isolamento, entenda que nem mesmo tínhamos sinal de celular e o wifi não funcionava muito bem.


LAZER

Particularmente quando penso em hotel fazenda, a primeira coisa que me vem a mente são as famosas fazendinhas de animais. Nada contra, mas vejo esse tipo de “atrativo” mais indicado para crianças. Eu que cresci no interior da Paraíba, e visitava com frequência o sítio da minha tia, ver esse tipo de animal não é nenhuma novidade para mim. Alimentá-los, não tem nenhum tipo de encantamento especial.  E a maioria das fazendinhas que visitei aqui pelo sul/sudeste do Brasil, pareciam uma espécie de zoológico, com os animais separados, cada um no “seu quadrado”. Nesse aspecto, o Ararita me surpreendeu.

Fazendinha

A Fazendinha daqui é um encanto. São muitos animais espalhados, juntos e misturados. É claro que tem alguma separação, até para garantir a segurança de quem visita, mas é uma bagunça de bichos muito legal de se ver. Dá para ver o amor dos animais pela cuidadora e isso foi algo que me encantou bastante.

Parque dos pássaros

Devo dizer que sou bem contra o aprisionamento das aves, mas pelo menos o espaço é relativamente grande e no geral, são aves menores. São diversos tipos, uma mais linda que a outra.

Horta

É da hortinha direto para a mesa, no melhor estilo da típica comida de fazenda.

Casa de bonecas

Para a  criançada, existe essas três casinhas lindas. Então se você tem filha pequena, prepara o estoque de bonecas.

Piscina adulto e infantil

As piscinas são ótimas e possuem um bom espaço. Quando eu estive no Ararita, não fazia muito tempo da sua inauguração e o hotel fazenda estava bem vazio. Pude curtir os espaços com muita calma e sem disputa.

Quadras esportivas

São três quadras: uma poliesportiva, uma de tênis em saibro e uma de futebol. Não cheguei a utilizá-las, mas chequei com o hotel e eles informaram que fornecem os equipamentos necessários para a prática dos esportes.

Parede de escalada

Gente, eu AMO uma parede de escalada. Desde criança adorava escalar paredes e árvores. Então, sempre que tenho a oportunidade, aproveito para matar a saudade. Aqui no Ararita, como não disputamos a parede com ninguém, pude subir e descer até literalmente enjoar (ou cansar!).

Arvorismo

Para quem me segue sabe que não perco a oportunidade de uma aventura. Adoro quando o hotel oferece essas opções. O Arvorismo daqui é bem simples e não chega a ser muito desafiante como o do Refúgio Cheiro de Mato Eco Resort, por exemplo, mas deu para se divertir bastante. Como o nível de dificuldade é menor, talvez para crianças até seja mais adequado.

Tirolesa

Outra coisa que amo demais é tirolesa. A vantagem que tive aqui foi poder descê-la pelo tempo que eu quis. Basicamente atravessava o lago por uma ponte, e descia novamente. Fiz isso inúmeras vezes e deu para curtir bastante. Outra opção nesse quesito, para quem gosta muito, temos o Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, que possui diversas tirolesas, de todos os tamanhos e tipos.

Pedalinhos

O pedalinho do Ararita é um dos melhores que já andei. O lago é enorme e lindo, com patos nadando livremente, sozinhos ou em bandos. Aliás, lago com patos nadando é o que não falta por aqui.

Lagos

O Aririta é muito privilegiado pela natureza. Além do lago principal, onde ficam os pedalinhos, existe outros lagos mais afastados, que dá para conhecer explorando o hotel.

Trilhas

Vi algumas entradas com plaquinhas de trilha escritas. Todos que me acompanha sabe o quanto eu amo fazer trilhas e nunca perco uma oportunidade. Mas dessa vez não fiz, quem sabe numa próxima.

ALIMENTAÇÃO E DAY USE

O Hotel Fazenda Araritas trabalha com regime de alimentação pensão completa e estava incluso uma bebida nas principais refeições. No sábado é comum ter eventos de empresas parceiras com Day Use. Não achei ruim, pelo contrário. Houve brincadeiras com premiações, e nos envolveram, o que achei bem legal.

Exceto pelo almoço de sábado, que foi Self Service devido a quantidade de pessoas, as demais foram no estilo A La Cart. A alimentação em si é saborosa, sem requintes, no clássico estilo de fazenda.

O Day Use além de incluir todas as opções de lazer já mencionadas, inclui café da manhã, almoço e lanche da tarde. Inicia-se às 8h30 e finaliza às 16h30. As bebidas não estão incluídas.

Posts Relacionados

Guararema – Roteiro para um bate-volta

Guia completo para conhecer e se encantar pela Serra Gaúcha!

Gramado e Canela: um lugar de sonhos e encantos

Inscreva-se
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments