Trilha da Cachoeira da Fumaça em Paranapiacaba

A Trilha da Cachoeira da Fumaça é uma das muitas existentes no Parque Estadual Serra do Mar. Mas antes de começar meu relato quero fazer um alerta: essa NÃO é uma trilha regulamentada. Isso significa dizer que, apesar de um grande de número de pessoas fazê-la diariamente, ela não é oficialmente reconhecida e, portanto, não possui manutenção ou mesmo sinalização.

COMO CHEGAR

Achar o começo da trilha não é uma tarefa simples para quem não conhece o local e está se aventurando sozinho. Aliás, foi assim que eu fui, acompanhada apenas do meu marido e alguns dos meus sobrinhos. Sem guia. Sem noção. E aproveito para fazer um parêntese: NÃO FAÇA ISSO. Veja, fomos com a intenção de fazer a Trilha da Ferradura, e acabamos fazendo a Trilha da Cachoeira da Fumaça. Isso mesmo. Só descobrimos em que trilha estávamos após um tempo. Felizmente deu tudo certo, mas depois percebi a loucura que foi. Mesmo já tendo feito uma vez, eu não retornaria sem um guia.

Mas voltando ao tópico, a trilha começa na Rodovia Deputado Antônio Adib Chammas (SP-122), KM 45 Norte.

O local de entrada é “no meio do nada” e descobri que ir de carro não foi a melhor opção. Precisei deixar o carro num vão de terra próximo ao acostamento, visível a todos que passam por lá. Novamente: NÃO FAÇAM ISSO. Na “entrada” da trilha é possível ver uma espécie de porteira.

Trem

Parando para refletir, hoje eu percebo que essa é a melhor forma de chegar para quem vai sozinho. A estação mais próxima é a de Rio Grande da Serra. A partir de lá, é possível pegar um ônibus ou Táxi/Uber.

No retorno estávamos incrivelmente sujos de lama, cansados, com sede e muito calor. Só de pensar em me aventurar a retornar de ônibus já dava desânimo. A boa notícia é que havia muitas pessoas fazendo uma espécie de “fretado” até a estação de trem. Segundo eles me informaram, ficam por ali todos os fins de semana.

Excursão em grupo

Definitivamente recomendo essa opção. Existem diversas empresas que organizam passeios pelas trilhas em Paranapiacaba. Especialmente essa, da cachoeira da fumaça, por se tratar de uma trilha leve e tranquila, e ao mesmo tempo, emocionante. Durante o percurso encontrei com algumas, e gostei muito da Viva La Vida Viagens. Mesmo não tendo fechado com eles, ao perceber nossa situação (sozinhos e sem noção), eles nos ajudaram MUITO ao longo do caminho. Foi graças a eles que conseguimos chegar em segurança ao final. Aproveitei e peguei o contato futuras expedições. Outra coisa que me agradou bastante sobre o Viva La Vida: o preço.

TRILHA DA CACHOEIRA DA FUMAÇA

A trilha completa que leva até a cachoeira da fumaça possui cerca de 3 km de ida. Mas não se engane pelo tamanho. Apesar de pequena, ela é cheia de emoções. Não sei se foi sorte, mas encontramos de tudo. Atravessamos desde poços de lama a rios. Dada a diversidade de cenários, foi uma das trilhas mais divertidas que já fiz. Antes de chegar ao ponto final, nos deparamos com um poço, perfeito para uma pausa de um banho.

Depois de aproximadamente 2 horas, finalmente chegamos a estrela principal da trilha: a cachoeira da fumaça.

Dicas para quem vai sozinho:

  • Use roupas leves e de preferência calça. Apesar dessa ser sempre a recomendação geral, por vezes ignoramos e acabamos nos machucando desnecessariamente.
  • Use calçados apropriados. Se não tiver, opte por um tênis com um bom antiderrapante. Mas atenção, use um que não terá dó de “meter o pé na lama”, literalmente. No começo a gente até tenta evitar as poças, mas tem lugares que é simplesmente impossível. Claro que a quantidade de poças depende da quantidade de chuvas que houve e pode variar, mas é melhor ir com a mente e espírito preparados.
  • Leve bastante água. Não há locais onde dê para repor o reservatório de água, então leve o suficiente para a ida e volta.
  • Opte por fazer a trilha de manhã cedo. Não precisa madrugar, mas começar a trilha por volta das 9 horas, é tempo suficiente para ir e voltar com calma, sem correr grandes riscos de neblina pelo caminho.
  • Se a previsão do tempo não for de sol, não arrisque. Paranapiacaba é um lugar que naturalmente possui muita neblina, e se arriscar numa trilha que não conhece, sozinho e com neblina não é uma boa ideia.
  • Opte por lanches leves, como barras de cereal, para o longo do caminho, e um lanche salgado para o “almoço”.
Aproveite e conheça também Paranapiacaba

Uma encantadora vila inglesa próxima a São Paulo

Posts Relacionados

Paranapiacaba: uma charmosa vila inglesa em São Paulo

Guararema – Roteiro para um bate-volta

Guia completo para conhecer e se encantar pela Serra Gaúcha!

Inscreva-se
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

21 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fernanda

Fiz a trilha da ferradura (o trajeto pega a lagoa cristal, cachoeira escondida, vale da morte e a trilha da fumaça) e olha, ainda bem que vocês não conseguiram fazer. Com um bebê ficaria impossível. É uma trilha bem difícil, com muitas partes íngremes e em alguns trechos tem que descer por meio das pedras e água. A trilha da fumaça é realmente muito bonita, vale o passeio para quem vai direto por ela. Só não sei como está hoje em dia, com tanta fiscalização. Adorei seu post!

Isabela Godoi dos Santos

É obrigatório contratar um guia ?

Cunha

Caramba, é sério que vc foi fazer trilha com um bb ????????
Tá de sacanagem né.

Guilherme

Olá, me chamo Guilherme
Recentemente fui conhecer a trilha da fumaça, porém não tive êxito, infelizmente os guardas da reserva florestal estavam na entrada da trilha impedido a entrada de qualquer pessoa, e pelo oque eles disseram, vai ficar assim até ser legalizado a entrada com guia, que não tem nenhuma previsão.

Luís Filipe

Gratidão pelo post, excelente!
É difícil sites e blogs que dão atenção para pessoas que preferem ir sozinhas. Já vc pensou nesse público. Obrigado.

Mauro

Bom dia.
Da pra ir com cachorro??

Luciana

É fácil saber qual caminho fazer na trilha? É sinalizada? Estou pensando em ir sozinha. É movimentada? Obrigada!

Gabriel

Não vá sozinha, pode ser perigoso

Luciana

Obrigada!

valnei dos santos lopes

Amo viajar , estou tentando tbm montar um blog hoje tenho somente uma pagina no insta, que é viagensnet.blog

Fernanda da Costa Rezende

Olá tudo bem? Gostaria de chegar até a entrada da trilha de bike? É uma boa ideia? Tem como eu prendê-la em algum lugar?