Ecco Parque Jardim dos Pinhais

Ecco Parque Jardim dos Pinhais

Ecco Parque Jardim dos Pinhais é um desses lugares únicos que te surpreendem em meio a uma viagem. Localizado em Santo Antônio do Pinhal, trata-se no primeiro parque de jardins temáticos do Brasil.

São cerca de 82 mil metros quadrados de paisagismo, espalhados por diversos jardins sempre floridos e renovados. Além dos jardins temáticos, existe um restaurante no local.

ECCO PARQUE JARDIM DOS PINHAIS

O circuito de jardins temáticos possui no total 1200 metros de extensão, distribuídos em uma trilha cheia de curvas. Ao longo, são distribuídos oito jardins com diversos temas. Durante todo o percurso somos acompanhados por um guia, que nos explica sobre os jardins.

No final do percurso, somos “abandonados” para retornarmos sozinhos, de acordo com o nosso tempo. Respeitando o horário de funcionamento do parque, não há limite de permanência. Desse modo, podemos fazer o retorno com bastante calma, aproveitando cada um dos jardins com tranquilidade.

Jardim das Bolhas

Jardim Desértico

Recria um ambiente árido, com diversas rochas, areia e inúmeros tipos de cactos.

Jardim Japonês

Inspirado nos belíssimos jardins japoneses e sua tradição budista. Seus principais elementos são a água, as pedras e as carpas.

Jardim Montanhês

O jardim montanhês reúne flora nativa da Serra da Mantiqueira. Nesse jardim estava começando a florescer um das minhas flores preferidas, as Hortênsias.

Jardim Tropical

Neste jardim já havia um bosque, onde foram preservados árvores e arbustos, que proporciona uma deliciosa sombra e local para descanso. Aqui também temos a árvore mais brasileira de todas, o Pau Brasil.

Jardim Sensitivo

O Jardim Sensitivo é o mais simples de todos. Trata-se na realidade de diversas plantas e ervas que utilizamos na nossa culinária tradicional. Uma horta que eu gostaria de ter na minha varanda.

Jardim Canadense

Um dos jardins mais floridos do parque. O Jardim Canadense é simplesmente lindo. São muitas flores coloridas que transformam a paisagem numa pintura maravilhosa.

Jardim Italiano

Esse jardim tem como proposta mostrar a simetria de muitos jardins europeus. Observe que, não importa o ângulo, o jardim é exatamente igual.

OUTROS ATRATIVOS

Além dos jardins principais, citados acima, o Ecco Parque Jardim dos Pinhais oferece ainda outros ambientes para deleite do turista. Temos o Gazebo Zen, Jardim do Beija-Flor e Lago das Carpas. Claro que fora os ambientes nominados, os próprios caminhos que levam até esses ambientes são lindos e cheios de charme. A cada curva, uma surpresa diferente, como o Túnel dos Namorados.

Lago das Carpas

Jardim do Beija-Flor

Túnel dos Namorados

Gazebo Zen

Adicionalmente, além dos jardins temáticos e belíssimas paisagens, temos duas atrações no parque. Um Mini Zoo, com algumas espécies de aves, e um Parque dos Dinossauros. O Parque dos Dinossauros ainda não estava 100% concluído quando visitamos, mas deu para ter uma ideia de como será. Obviamente este não é o foco principal do parque, mas um atrativo extra.

Mini Zoo

Parque dos Dinossauros

Uma falha que identifiquei é que as réplicas dos dinossauros não possuem identificação. Mas isso pode ser pelo fato de que o parque ainda não está concluído. Apesar de achar o assunto fascinante, não sou grande entendida do assunto. Portanto, não me arriscarei identificar as espécies abaixo. Saliento que nem todas as réplicas estavam concluídas e as imagens abaixo são apenas uma mostra.

Passeio de Quadriciclo

Além do circuito a pé pelo parque, é possível fazer passeio de quadriciclo. O passeio não inclui as mesmas paisagens citadas acima. São dois passeios distintos. Este passeio oferece para para contemplação panorâmica da Pedra do Baú.

Recomendamos fazer este passeio apenas se for estiver interessada em andar de quadriciclo, mas não pela paisagem por si só. Além do passeio ser caro, em termos de mirante, você não terá visão melhor do que a oferecida pelo Pico Agudo, inclusive da Pedra do Baú.

RESTAURANTE

Como mencionado no começo deste post, anexo ao parque existe um restaurante. Para quem almoça aqui, recebe desconto no ingresso de acesso ao parque temático. Dessa vez não foi nossa opção escolhida para o almoço.  Mas enquanto esperávamos pelo horário do próximo tour, aproveitamos para experimentar as sobremesas, que estavam deliciosas. Da próxima vez que visitarmos Santo Antônio do Pinhal, com certeza almoçaremos por aqui.

O restaurante em si é bem bonito e oferece uma vista agradável das montanhas.

Posts Relacionados

Paranapiacaba: uma charmosa vila inglesa em São Paulo

Guararema – Roteiro para um bate-volta

Guia completo para conhecer e se encantar pela Serra Gaúcha!

Inscreva-se
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo

Parabéns pelo trabalho!!

Thais

Muito legal 👏👏👏👏