As impressionantes cataratas de Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçú Cataratas Foto de Capa

Quando estamos pensando na nossa próxima viagem, é comum acreditarmos que é preciso viajar para outro país ou percorrer longas distâncias para encontrarmos rotas incríveis. Muitas vezes esquecemos de todas as belezas singulares que o Brasil possui, muitas delas bem próximas da gente. Na realidade, muito mais próximo (e barato) do que imaginamos, como as maravilhosas e impressionantes cataratas de Foz do Iguaçu.

Neste post iremos falar mais sobre as cataratas, mas também sobre outras atrações que valem apena incluir no seu roteiro, tornando sua viagem ainda mais imperdível.

PORQUE CONHECER FOZ DO IGUAÇU

  • É em Foz do Iguaçu que estão localizadas as internacionalmente conhecidas cataratas do Iguaçu. As Cataratas são consideradas uma das 7 Maravilhas da Natureza pela New7Wonders e patrimônio da humanidade pela Unesco desde 1986.
  • Não é só as cataratas que impressiona em Foz do Iguaçu. Aqui você encontra também a usina hidroelétrica de Itaipu. A segunda maior usina hidroelétrica do mundo em tamanho, e a primeira maior em termos de produção de energia. É um lugar que definitivamente vale apena conhecer.
  • As cataratas e Itaipu por si só já justificariam qualquer viagem. Mas ao visitar Foz do Iguaçu ainda temos a possibilidade de conhecer outros 2 países que fazem fronteira com a cidade: Argentina (Puerto Iguazu) e Paraguai (Ciudad del Este).
  • Uma das coisas mais legais sobre conhecer Foz do Iguaçu é que não existem limitações físicas ou de idade que impeçam conhecer as principais atrações da cidade, incluindo as cataratas. Desse modo é um destino que pode ser indicado para todos os perfis de viajantes, até aos mais aventureiros.

COMO CHEGAR

Foz do Iguaçu está localizada no extremo oeste do Paraná, na tríplice fronteira com Argentina e Paraguai. Está localizada há 1.100 km de São Paulo, 1.500 km do Rio de Janeiro, 1600 km de Brasília, 700 km de Curitiba, 930 km de Florianópolis e 900 km de Porto Alegre. Dessa forma, a opção mais confortável de ir é de avião. A cidade possui um aeroporto internacional localizado a 13 km do centro com voos diários partindo das principais capitais do Brasil.

Do aeroporto é possível encontrar ônibus da linha 120 que levam ao centro de Foz do Iguaçu. Outra opção é alugar um carro diretamente no aeroporto. Dessa forma, terá maior flexibilidade para conhecer as atrações e sem depender dos transportes públicos ou despender uma fortuna com táxis.

Para quem está com mais tempo (e disposição), pode viajar de carro através da BR-277, ou de ônibus. As empresas Gontijo, Pluma, Itapemirim e Nova Integração têm saídas das principais capitais do país. Vindo de Curitiba, a empresa é a Catarinense.

Circulando por Foz do Iguaçu

Tão importante quanto chegar a Foz do Iguaçu, é saber se locomover por lá. Você deve está se perguntando, como afinal, chegará às cataratas? A Itaipu? Ao Paraguai? Para isso, confira o relato super completo de como se locomover em Foz do Iguaçu, do blog Vem Que Te Conto.

MELHOR ÉPOCA PARA CONHECER AS CATARATAS

Primavera e Verão

Entre os meses de outubro e março costuma chover um pouco mais e a temperatura máxima pode chegar aos 30ºC. De maneira geral, o mês mais chuvoso é outubro e os mais quentes são dezembro, janeiro e fevereiro.

Nesse período a vazão das águas costuma ser maior e também mais agradável de visitar as cataratas, uma vez que é impossível não se molhar neste passeio.

Outro ponto positivo é que quando há muita chuva, pode haver a abertura das comportas de Itaipu, o que torna a visita ainda mais interessante. Infelizmente como fomos em novembro, o nível da água estava dentro da normalidade e não conseguimos ver as comportas abertas.

Em contrapartida, o excesso de vazão de água nas cataratas pode prejudicar a visão da garganta do diabo, pois o contorno que dá origem ao nome acaba escondido pelo vapor da água. Para os mais azarados, as passarelas que levam as cataratas podem ficar interditados, como ocorreu em 2011. Mas não precisa se preocupar tanto, pois não é comum isso acontecer.

Outono e Inverno

Entre abril e novembro, chove menos e pode fazer frio. Os meses de julho e agosto costumam ser os mais secos e os mais frios são junho, julho e agosto. Nesse período, a temperatura mínima pode atingir os 10ºC durante a madrugada e no início da manhã. No entanto, mesmo nos meses mais frios a temperatura máxima pode chegar aos 25ºC.

Apesar da vazão de água nas cataratas diminuir nesta época, não significa que sua visita será prejudicada por isso. Porém, o ponto realmente baixo de visitar nessas estações é o frio. Como mencionei antes, é impossível não se molhar durante sua visita, devido o vapor de água gerado pelas constantes quedas de água das cataratas.

ONDE FICAR

Antes de viajar para um lugar novo costumamos gastar dias pesquisando sobre o destino, montando roteiro e analisando as melhores opções. Na hora de escolhermos o hotel que vamos ficar, sempre levamos em consideração o quanto vamos permanecer nele durante a viagem.

No caso de Foz do Iguaçu é possível encontrar hotéis para todos os gostos (e bolsos). Como sabíamos que iríamos passar a maior parte do tempo fora, em passeios, escolher um hotel caro não parecia oferecer o melhor custo/benefício.

Optamos pelo Turrance Green Hotel, avaliado com 3 estrelas no booking e média de 7.6. Após ler diversos comentários pareceu uma boa ideia. Obviamente o hotel não é luxuoso, mas atendeu bem nossas expectativas. O serviço de quarto funcionou muito bem e o café da manhã estava sempre fresquinho e muito gostoso. Os funcionários também são muito prestativos e atenciosos.

Para quem não está de carro, o hotel oferece serviço de translado gratuito para o Duty Free Shop Puerto Iguazu e para o Iguazu Grand Resort, Spa & Casino, ambos em Pueto Iguazu, Argentina.

Outras opções de hospedagem

Para quem irá ficar mais de 4 dias inteiros em Foz do Iguaçu terá tempo extra para curtir a estrutura do hotel, neste caso existem diversas opções de Resorts e hotéis mais aconselháveis na região.

Quero fazer uma observação em relação ao Belmond Hotel das Cataratas. A palavra cataratas aqui tem um sentido real para fazer parte do nome do hotel. O Belmond, além de oferecer uma excelente infra-estrutura, está localizado em frente as cataratas. Isso mesmo que você leu: EM FRENTE AS CATARATAS. A única desvantagem aqui é o preço um pouco salgado. Mas se dinheiro não for um problema, recomendo fortemente.

O QUE FAZER EM FOZ DO IGUAÇU

Cataratas do Iguaçu – Lado brasileiro

As cataratas do Iguaçu dispensa qualquer apresentação, não é mesmo? É até difícil descrever com palavras a sensação de estar lá. As cataratas são tão lindas e tão impressionantes, que é impossível não se sentir maravilhada. Cada curva pela passarela oferece uma visão mais estonteante que a outra.

No começo do caminho eu fiquei um pouco decepcionada, pois as cataratas estavam muito distantes. Sério, precisei dar um super zoom com a lente da minha câmera para poder enxergá-las melhor (pessoa ansiosa). Mas conforme continuamos andando pela passarela, fomos nos aproximando, e finalmente tivemos a visão das cataratas em sua plenitude.

Lembre-se que todos que vão a Foz do Iguaçu, querem ver as cataratas. Então as filas para comprar os ingressos costumam ser grandes, mas se preferir pode adiantar a compra pelo site clicando aqui. A visita as cataratas está liberada diariamente das 9h às 17h.

Macuco Safári

Ainda falando das cataratas, este foi um dos passeios que mais ficamos em dúvida se deveríamos fazer. O valor do ingresso é um pouco salgado e quase desistimos. No entanto, a ideia de ver as cataratas de pertinho, vista “por baixo”, foi tentadora o suficiente. No fim, este foi o momento mais marcante de toda viagem. Aconselho a todos que tenha a oportunidade de fazê-lo, que FAÇA.

Confira todos os detalhes desse passeio em:

Vale a pena fazer o Macuco Safári em Foz do Iguaçu?

Itaipu Binacional

Horário de visitação de domingo a quinta, das 8h às 16h30 e sextas e sábados das 8h às 20h. Os ingressos podem ser adquiridos diretamente na bilheteria ou no site oficial de vendas clicando aqui.

Parque das Aves

Quando decidi ir a Foz do Iguaçu, basicamente tinha dois lugares em mente: cataratas e Itaipu. Fiquei sabendo do parque das aves somente lá, por indicação da guia de turismo. Fomos conhecer o parque sem grandes expectativas e fomos imensamente surpreendidos.

O parque é na realidade uma mistura de um zoológico (porém só de pássaros) e safári. É possível encontrar diversas espécies soltas por lá. Um dos momentos mais legais é o encontro com as araras, onde o visitante fica em meio a seu habitat natural.

O horário de funcionamento é das 8h às 17h30, diariamente. Aproveite e leia também o relato da Mônica do blog Leve Sem Destino que nos conta mais detalhes desse lugar incrível.

NÃO FOI DESSA VEZ, MAS GOSTARÍAMOS DE TER VISITADO

Fomos para Foz do Iguaçu durante um feriado de três dias. Nosso voo de retorno era relativamente cedo e, infelizmente, não tivemos tempo suficiente para conhecer outras atrações que gostaríamos.

Marco das três fronteiras

O Marco das Três Fronteiras trata-se do ponto de encontro entre os limites territoriais do Brasil, Argentina e Paraguai e que, ao longo dos anos, foi melhorando em número de atrações e infra-estrutura. A Michela, do blog Mapa na Mão é quem nos conta todos os detalhes dessa atração.

Passeio panorâmico de helicóptero

Esse era um dos passeios que mais gostaríamos de ter feito. A ideia de ver as cataratas de cima, com uma visão privilegiada das quedas de água, parece simplesmente irresistível. Mas infelizmente não foi dessa vez.

Cataratas do Iguaçu – Lado argentino

Normalmente existe um consenso geral entre aqueles que visitaram as cataratas de ambos os lados, que é imprescindível conhecer o lado argentino. Como minha a visita as cataratas do lado brasileiro levou o dia todo, por causa do Macuco Safári, optamos no dia seguinte por conhecer Itaipu. Devido sua importância e grandeza, Itaipu era um dos passeios obrigatórios para nós. Mas ainda não desisti de ver as cataratas do lado argentino.

Se assim como eu você terá que optar por apenas um dos lados, confira o relato comparativo da Ana, do blog Até onde eu puder ir, que nos mostra a diferença entre ambos os lados, e assim você pode escolher qual melhor lado das cataratas para você.

QUANTO TEMPO

Ficamos apenas 2 dias e meio em Foz do Iguaçu e, como puderam ver, não deu tempo de fazer metade do que gostaríamos. Considere que é necessário pelo menos 2 dias para conhecer as cataratas de ambos os lados, incluindo o macuco safári. Os outros passeios, cada um deles, ocupa cerca de meio dia. Ou seja, daria para fazer dois por dia de maneira tranquila. Sendo assim, sugiro que fique pelo menos 4 dias. Segue abaixo uma sugestão rápida de roteiro:

  • Dia 1: Cataratas – lado brasileiro + Macuco Safári
  • Dia 2: Cataratas – lado argentino
  • Dia 3: Itaipu pela manhã + Parque das aves a tarde
  • Dia 4: Marco das três fronteiras ou pode optar por fazer compras no Paraguai ou ainda, escolher alguma das muitas dicas de passeios que a Michela do blog Mapa na Mão sugere sobre o que fazer em Foz do Iguaçu.

Posts Relacionados

Guararema – Roteiro para um bate-volta

Guia completo para conhecer e se encantar pela Serra Gaúcha!

Gramado e Canela: um lugar de sonhos e encantos

Inscreva-se
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Mônica

Foz é uma cidade que me surpreendeu muito! O que são essas Cataratas, né? Eu fiquei maluca! hahahah
E toda a proposta turística/ de preservação que eles tem? O Parque das Aves me encheu de alegria <3
Vi que vocês ficaram só 3 dias, vão ter que voltar com certeza! rsrs.

Obrigada pela menção. Adorei relembrar tanta coisa.

Beijim

[…] Foz do Iguaçu – Cataratas e muito mais […]

[…] de Holambra. Visitar a cidade das flores e não conhecer suas estufas, é como ir a Foz do Iguaçú e não visitar as Cataratas. Será necessário contratar um serviço de […]