O que fazer em Cusco

É impossível pensar em viajar para o Peru pela primeira vez e não incluir Cusco no roteiro. Isso acontece porque Cusco é a principal cidade do chamado Vale Sagrado dos Incas e ponto de partida para Machu Picchu. Mas não se engane, Cusco não é simplesmente um local de estada entre um passeio e outro, ela faz sim parte do roteiro.

Além de ser a principal cidade do Vale Sagrado, Cusco oferece a melhor infra estrutura para os turistas. O centro da cidade além de lindo é repleto de histórias e construções híbridas, isto é, construções incas que foram modificadas/adaptadas após a colonização espanhola.

Leia mais:

Tudo sobre o Vale Sagrado dos Incas, no Peru
Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas!

SOBRE CUSCO

O nome Cusco, vem da palavra quéchua Qosco, que significa “umbigo” [do mundo]. Situada a cerca de 3.400 metros acima do nível do mar e com quase 500 mil habitantes, ainda não se sabe ao certo como se deu sua fundação.

Considerada “Patrimônio cultural da nação” desde 1983 pela UNESCO, acredita-se que a Cusco surgiu durante o império do inca Mano Capac, no século  XIII. A cidade permaneceu como importante polo administrativo mesmo após o domínio espanhol, em 1532, quando Cusco foi invadida e saqueada. Atualmente, a maior parte das construções incas que vemos em Cusco ocorreram por mando dos colonizadores espanhóis

COMO CHEGAR

  • Avião

Não há voos diretos que partem do Brasil para Cusco. Necessariamente você fará uma conexão em Lima e de lá, pegará um avião para Cusco. Caso sua ideia seja ir direto para Custo, ou seja, sem ficar alguns dias em Lima, já compre sua passagem no Brasil com destino para Cusco, sem dúvida fica mais barato.

Caso sua ideia seja ficar alguns dias em Lima, pode optar pela compra de passagem aérea utilizando a opção “múltiplos destinos”. Outra opção, é comprar direto das empresas peruanas de baixo custo, como Star Peru, Peruvian e a LC Peru, que costumam fazer promoções de trechos populares como Lima-Cusco. Eu nunca viajei por uma dessas empresas, então não posso deixar especiais recomendações sobre, mas aconselho pesquisar bastante antes de optar por elas.

  • Ônibus ou carro

Cusco está localizada a cerca de 1.100 km de Lima, ou cerca de 22 horas de viagem. Haja disposição e tempo! A viagem de ônibus apesar de mais barata, exige algo precioso quando estamos viajando: TEMPO. Como sempre viajo com os dias e horas contados, essa nunca foi uma opção para mim.

O QUE FAZER EM CUSCO

Cusco está repleta de história e cultura. Para facilitar, iremos dividir o turismo por aqui em 2 grupos principais: sítios arqueológicos e museus. A intensão aqui é mostrar o preço, a distância e minha impressão particular sobre cada atração. Mas antes de iniciarmos, quero falar primeiro da principal praça de Cusco: praça das armas. Utilizarei ela como ponto de partida para medirmos a distância para os demais atrativos.

Praça das Armas

Localizada bem no centro, a Praça das Armas é o coração da cidade de Cusco. É nos seus arredores que estão a maioria das casas de câmbio e turismo, além de diversos restaurantes e monumentos históricos.

Curiosidade: em Cusco a maioria das casas de câmbio funcionam em conjunto com outra atividade, normalmente uma casa de turismo. Parece estranho, mas não se preocupe, o câmbio aqui é confiável. Outra curiosidade estranha, eles pagam mais ou menos pelo dólar, dependendo do valor da cédula. Isso mesmo, cédulas de 1 dólar são menos valorizadas por aqui. É algo que até hoje não entendi, mas prefira levar cédulas de 50 dólares.

Sítios Arqueológicos

Ao contrário do que muita gente pensa, o “City Tour” de Cusco não é para conhecer os atrativos do centro da cidade, que você pode conhecer a pé, e sim seus sítios arqueológicos.

Exceto pelo Qorikancha, você precisará de um carro para conseguir visitá-los. No meu caso, eu contratei um serviço de guia privativo, pois queria um roteiro bem customizado, mas se quiser economizar, pode optar pelos passeios em grupo de uma das muitas agências localizadas na praça das armas. O preço varia bastante entre uma agência e outra, mas de maneira geral, gira em torno de 20 soles peruanos por pessoa, e o passeio dura meio dia.

Qorikancha: sítio arqueológico

Uma das construções mais imponentes de Cusco, trata-se do mais importante templo religioso do império inca, dedicado a vários deuses. Também conhecido como “Templo del Sol”, o templo é dividido em vários recintos sagrados:

  • Recinto do sol: encontrava-se uma representação do deus Huiracocha e algumas múmias incas.
  • Recinto das estrelas: aqui adorava-se as estrelas, servidoras da lua, filhas do sol e da lua.
  • Recinto do arco-íris: os incas acreditavam que o arco-íris era proveniente do sol.
  • Recinto dos sacrifícios:  adjacente ao recinto do arco-íris existe um grande espaço cuja função específica ainda não foi descoberta. No meio deste recinto existe um elemento em forma de mesa e é por este motivo que a sala é conhecida como um lugar de sacrifícios.
  • Recinto do raio: também conhecido como templo do trovão ou relâmpago.
  • Distância: 800 metros da praça das armas a pé, ou 2 km de carro.
  • Preço: 15 soles peruano (não incluso no boleto turístico).
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 08:30 às 17:00, e domingo das 14:00 às 17:00.

Saqsayhuaman

Um dos lugares mais enigmáticos dos incas. Aqui encontramos pedras de mais de 9 metros de altura, pesando mais de 120 toneladas, todas perfeitamente polidas e encaixadas. É em Saqsayhuaman que se realiza o festival anual de Inti Raymi, representação dos dias atuais do ritual inca ao deus do sol. O festival ocorre em 24 de junho, no solstício de inverno.

Localizado a 3700 metros acima do nível do mar, acredita-se que Sacsayhuman foi construída com propósitos militares, para se defender de tribos invasoras. Após a colonização e destruição causada pelos espanhóis, estima-se que atualmente só conseguimos apreciar cerca de 20% de sua construção.

  • Distância: cerca de 2 km da praça das armas a pé, ou 5 km indo de carro.
  • Preço: incluso no boleto turístico.
  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 7:00 às 18:00.

Qenqo

Localizado a 3580 metros acima do nível do mar, acredita-se que este era um santuário para os Incas, dedicado a cerimônias e rituais.

  • Distância: cerca de 2,5 km da praça das armas a pé, ou 7 km de carro.
  • Preço: incluso no boleto turístico.
  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 7:00 às 18:00.

Puka Pukara

Puka (vermelho) Pukara (forteleza) está localizada a cerca de 3580 metros acima do nível do mar. Embora não se saiba ao certo, acredita-se que sua fundação ocorreu no reinado de Pachacuti, entre 1438 e 1471. Trata-se de uma antiga fortaleza militar, que fazia parte da defesa de Cusco. Além dos propósitos miliares, acredita-se que o local servia de hospedagem para a comitiva do Inca (como era chamado o líder do império) quando este se dirigia a Tambomachay.

  • Distância: cerca de 6 km da praça das armas a pé, ou 8 km de carro.
  • Preço: incluso no boleto turístico.
  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 7:00 às 18:00.

Tambomachay

Tambomachay ou “lugar de descanso” é composto por vários aquedutos, canais e cascatas de água que correm pelas rochas. Por esse motivo, a teoria é que trata-se de um templo de culto à água, além de local de descanso para o chefe do império, o Inca.

  • Distância: cerca de 6 km da praça das armas a pé, ou 8,5 km de carro.
  • Preço: incluso no boleto turístico.
  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 7:00 às 18:00.

Museus

Em uma cidade com séculos de história, o que não falta por aqui são museus. O centro da cidade em si é quase um museu a céu aberto.

Qorikancha: museu

O Qorikancha além do sítio arqueológico dividido em recintos e o convento de Santo Domingo, possui abaixo de seu jardim, um museu com cinco salas contendo objetos de cerâmica, ferramentas e restos de ossos. Conta ainda com painéis informativos, que explicam o estilo de vida dos incas desde seu início até sua conquista.

  • Distância: 800 metros da praça das armas a pé, ou 2 km de carro.
  • Preço: Incluso no boleto turístico.
  • Horário de funcionamento: das 9h às 18h, com permanência máxima de 1 hora.

Museu de arte contemporânea

Fundado em 1995, possui atualmente mais de 280 obras de artistas de renome local, nacional e estrangeiro. Como podem ver pelas fotos, o local em si é lindo e mesmo que você não goste de museu, vale a visita.

  • Distância: nos arredores da praça das armas.
  • Preço: Incluso no boleto turístico.
  • Horário de funcionamento: das 9h às 18h30.

Museu histórico regional

Foi a casa de um dos mais importantes cronistas de Cusco, Garcilaso de la Vega. São diversas salas com objetos paleontológicos e arqueológicos do período pré-colonização.

  • Distância: 200 metros.
  • Preço: Incluso no boleto turístico.
  • Horário de funcionamento: das 9h às 18h, com permanência máxima de 1 hora.

Monumento Pachakutiq

Pachakutiq, que em quéchua significa “o que muda a terra” (Pacha = terra e Kutiq = muda), foi o 9º Inca, sendo um dos mais importantes de todo o império. Entre seus feitos está a expulsão dos Chancas (rivais dos incas) de Cusco e o início da expansão e consolidação do império, estabelecendo leis e importantes mudanças políticas. Foi Pachakutiq quem ordenou a construção de Machu Picchu.

O museu foi construído em 1991 e trata-se de um edifício de forma cilíndrica com 22,40 metros de altura. O acesso até o topo se dá por escada, onde a história do Inca Pachakutiq é contada ao longo dos seis andares.

  • Distancia: cerca de 2 km da praça das armas a pé, ou 3 km de carro.
  • Preço: Incluso no boleto turístico ou 2 soles peruanos.
  • Horário de funcionamento: das 9h às 19h.

Outros atrativos em Cusco

Catedral de Cusco

  • Distancia: em frente a praça das armas.
  • Preço: Incluso no boleto turístico ou 2 soles peruanos.
  • Horário de funcionamento: das 9h às 19h.

Centro Qosco de arte nativo

Fundado em 1924, tem por objetivo a conservação e compilação de música e danças folclóricas de Cusco e do Peru. São diversas apresentações com trajes tradicionais e diferentes instrumentos musicais ao longo do show.

  • Distancia: 800 metros a pé, ou 2 km de carro.
  • Preço: Incluso no boleto turístico ou 2 soles peruanos.
  • Horário de funcionamento: das 9h às 19h.

Passeio pelas ruas do centro histórico

As ruas do centro histórico de Cusco são como um verdadeiro museu a céu aberto. Não é atoa que a cidade é considerada patrimônio da humanidade, devido sua importância histórica. Tire um dia, recomendo fortemente o primeiro, enquanto se habitua a altitude, para andar pelas ruas e apreciar a beleza da cidade.

Seguindo pelo entorno da praça das armas, você verá muitos monumentos famosos e históricos.

Festa dia del Cusco

Ao chegar em Cusco fui surpreendida por uma cidade alegre, com a bandeiras da cidade espalhadas por todos os lugares e muitas, muitas apresentações ao longo do dia. Depois descobri que a cidade comemorava seu mês jubilar (sim, tive muita sorte). Todos os dias do mês de junho teve algum evento, sendo a maioria gratuitos.

Mas não se preocupe, mesmo que não encontre a cidade repleta de desfiles e agitação, ainda é possível programar sua viagem para uma das mais importantes celebrações cultural e turística de Cusco: o  Inti Raymi. A celebração ccorre em 24 de junho desde 1944.

BILHETE TURÍSTICO

O bilhete turístico de Cusco é uma espécie de folheto de ingresso, que dá direito a entrada em diversos atrativos turísticos da região.

Sítios arqueológicos:

  • SAQSAYHUAMAN,
  • QENQO,
  • PUKA PUKARA,
  • TAMBOMACHAY,
  • PISAQ,
  • OLLANTAYTAMBO,
  • MORAY,
  • CHINCHERO,
  • TIPON,
  • PIKILLAQTA.

Outros locais:

  • MUSEO DE ARTE POPULAR,
  • MUSEO DE ARTE DECHAUSE,
  • MUSEU HISTÓRICO REGIONAL,
  • MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA,
  • MONUMENTO PACHAKUTIQ,
  • CENTRO DE ARTE NATIVA QOSQO.

COMER EM CUSCO

Cusco oferece uma vantagem que ainda não tinha visto em nenhum outro lugar: o chamado menu turístico. Trata-se de um cardápio que inclui uma refeição completa (entrada, prato principal, sobremesa e bebida) por um preço único BEM barato. O preço varia de acordo com o nível do restaurante, mas de maneira geral fica entre 15 e 30 soles. A comida em si é bem servida e bastante saborosa.

ONDE FICAR

Cusco oferece uma variedade ENORME de hotéis e “hostal” (não confundir com hostel). Não entrarei no detalhe de qual hospedagem é melhor, pois a variação de preço é enorme. Minha dica principal aqui é o local. Hospede-se nos arredores a praça das armas (onde tudo acontece). Caso queira economizar e esteja disposto a andar um pouco, uma boa opção é o bairro de San Blas, que é bem perto da praça, possui bastante opções de restaurantes, mas para dormir as ruas são mais silenciosas.

Posts Relacionados

Hotel Fazenda Parque dos Sonhos: aventura e emoção garantidos!

Descida pela estrada velha de Santos

Ilhéus: a capital brasileira do cacau e berço de Jorge Amado

Inscreva-se
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments