O que fazer no Rio de Janeiro em um dia

Pão de Açúcar

O Rio de Janeiro é sem dúvida uma das cidades mais exuberantes do Brasil. São tantos encantos que poderíamos ficar um mês por lá e ainda teria coisas para fazer. Então é bastante óbvio que é impossível conhecer tudo que a cidade maravilhosa oferece em apenas um dia, e não é essa nossa pretensão.

Nosso objetivo hoje é apresentar os pontos essenciais do Rio de Janeiro para aqueles que possui apenas um dia na cidade. Iremos explicar como chegar até eles, assim poderá sentir um pouquinho dos encantos desse lugar. Com certeza irá ficar com aquele gostinho de quero mais.

O QUE FAZER NO RIO DE JANEIRO

Confira abaixo nosso roteiro para um dia nessa que foi por muito tempo a capital do Brasil, desde meados do período colonial, em 1621, até 1960, quando a sede do governo foi transferida para a então recém construída Brasília.

Cristo Redentor

Não tem como falar de Rio de Janeiro sem citar o Cristo Redentor. Principal ponto turístico da cidade, a estátua com 30 metros de altura (sem contar a base de 8 metros), está localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar.

  • Como chegar

A melhor maneira de chegar ao Cristo de maneira independente é através do Trem do Corcovado. O ingresso para trem inclui o transporte ida e volta e acesso ao monumento. Para mais informações sobre como chegar ao ponto de partida do trem, compra de ingressos e horários, acesse o site oficial aqui.

Pão de Açúcar

Composto pelo Morro da Urca, Morro da Babilônia e Morro do Pão de Açúcar. Junto com o Cristo Redentor, é o maior cartão postal do Rio de Janeiro. O local oferece passeio de teleférico, que interliga a Praia Vermelha ao Morro da Urca e Morro do Pão de Açúcar.

Além do passeio de teleférico, também conhecido como bondinho, existe ainda o museu do cocuruto, localizado no topo do Morro da Urca.

  • Como chegar

Para informações sobre como chegar até o ponto de saída do bondinho, preços e compra de ingressos, acesse o site oficial aqui.

Para conhecer mais profundamente sobre o bairro da Urca e todos os seus atrativos, confira esse post super completo do blog Destino e Afins.

Estádio do Maracanã

O Estádio do Maracanã, como é mais conhecido, foi inaugurado em 1950. O estádio é famoso por ter sido palco de grandes eventos do mundo do futebol, como o milésimo gol de Pelé e o primeiro mundial de clubes da FIFA.

Em dias em que não há jogo, é possível fazer um tour guiado (ou não) dentro do estádio.

  • Como chegar

Para informações de como chegar, compra de ingressos e agenda do estádio, consulte o site oficial aqui.

Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro

  • Como chegar

A catedral está localizada a cerca de 500 metros da Estação de Metrô Carioca, linha 1. Para mais informações sobre horário e programação, consulte no site oficial aqui.

Confeitaria Colombo

Fundada em 1894, a Confeitaria Colombo é uma das principais do Rio de Janeiro e uma das mais respeitadas do país. Atualmente é patrimônio cultural e artístico da cidade. Além de linda, oferece um ambiente agradável ao som ao vivo de piano. A confeitaria aquece os olhos, os ouvidos e o paladar.

  • Como chegar

Próxima a Estação Carioca de metrô, essa é a maneira mais fácil (e barata) de chegar ao local. Para outras formas de como chegar, horário de funcionamento e formas de pagamento, consulte o site da confeitaria aqui.

Leia mais sobre a Confeitaria Colombo nesse relato da Michela, do Blog Mapa na Mão.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Caso vá pernoitar no Rio de Janeiro, não deixe de curtir os bares da Lapa a noite, admirando os arcos maravilhosos do Aqueduto Carioca. Outra opção para a noite são os bares do badalado bairro do Leblon.

Caso tenha um pouco mais de tempo, aproveite para passear pelas praias de Ipanema e Copacabana. Para conhecer a Barra do Guaratiba, que apesar de ainda não ser muito conhecida, é um lugar incrível.

Além de tudo isso, próximo ao Rio existem diversas cidades incrivelmente charmosas para um bate-volta. É o caso de Nova PetrópolisNova Friburgo.

Posts Relacionados

Paranapiacaba: uma charmosa vila inglesa em São Paulo

Guararema – Roteiro para um bate-volta

Guia completo para conhecer e se encantar pela Serra Gaúcha!

Inscreva-se
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Carlinhos

Gostei das dicas.
Valeu ROTAS INCRÍVEIS!