Valle Sur: saindo do básico em Cusco

O Valle Sur é um passeio pouco conhecido e consequentemente, pouco requisitado em Cusco. Quando decidi conhecer a terra dos incas, li inúmeros relatos de outros viajantes, com dicas do que conhecer e fazer. E com exceção de pouquíssimos blogs, ninguém falava nada sobre o Valle Sur.

SOBRE O VALLE SUR

O Valle Sur ou Vale Sul, ao sul de Cusco, é composto principalmente pelas ruínas de Tipón, Pikillacta e Rumiqolqa. Além das ruínas, outro importante ponto turístico é a Igreja de San Pedro de Andahuaylillas. Diferente do passeio pelo Vale Sagrado, o Valle Sur exige menos fisicamente, e é mais rápido. É uma excelente opção para o começo da viagem, enquanto ainda estamos nos adaptando a altitude, e ao mesmo tempo, entre um passeio mais cansativo e outro.

No nosso caso, tínhamos dois passeios extremamente cansativos no nosso roteiro: Laguna Humantay e Montanha Colorida; e aproveitamos para conhecer o Valle Sur entre esses dois. Desse modo, pudemos acordar mais tarde, descansar e conhecer mais da região, tudo isso resguardando nosso físico para o dia seguinte.

Tipón

Localizado a cerca de 23 km de Cusco, Tipón é um dos principais sítios arqueológicos do Valle Sur e um exemplo da engenharia hidráulica dos Incas.

Pikillacta

Localizado a cerca de 39 km de Cusco, Pikillacta é um importante sítio arqueológico do Valle Sur, composto por ruínas pré-incas, da civilização Wari ou Huari. Os Huari dominaram a região entre os anos 500 e 1100 d.C., até serem conquistados pelos Incas. Note que o estilo da arquitetura é bem diferente daquela utilizada pelos incas, que utilizavam somente pedras finamente polidas e encaixadas entre si. Pikillacta é todo constituído de pedras irregulares, unificadas com adobe (um tipo de barro) que resistiu a muitas guerras e ao tempo.

Rumiqolqa

Rumiqolqa é um dos muitos portais construídos pelos incas que servia para controle de entrada e saída e proteção. Esses portais também são chamados de “Puca Pucara”.

Igreja de San Pedro de Andahuaylillas

Localizada na pequena cidade de Andahuaylillas, a igreja foi erguida pelos espanhóis durante o período da colonização. Aqui encontramos diversos traços da cultura e crenças incas, escondidos em meio a arte barroca do século XVII. É necessário pagar uma taxa para entrar na igreja fora dos horários de celebração.

 

Huacarpay

Entre um sítio arqueológico e outro pelo Valle Sur, fizemos uma rápida parada para admirar a Laguna de Huacarpay. O lago é conhecido por seu espelho de água e local de parada para observação de pássaros.

Posts Relacionados

Paranapiacaba: uma charmosa vila inglesa em São Paulo

Guararema – Roteiro para um bate-volta

Guia completo para conhecer e se encantar pela Serra Gaúcha!

Inscreva-se
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Carla

Vocês alugaram carro? Se sim, o que tem a dizer? Indica fazer o passeio independente ou contratar guia/agência?

Carlinhos

Que lugar lindo!
Nunca tinha ouvido falar.
Muito interessante e importante suas dicas.