Um dos meus sonhos de viajante sempre foi conhecer Machu Picchu e quando decidi viajar para o Peru, sabia que o ponto principal da minha viagem seria a cidade perdida dos incas. Quando comecei a pesquisar sobre roteiros para o Machu Picchu, percebi que o Peru é muito vasto de cultura e seria difícil nos meus 7 dias de viagem, encaixar tudo que eu queria.
A maioria dos roteiros de 7 dias que eu encontrava era dividido em 3 dias em Lima e 4 dias em Cusco. Pesquisando mais afundo, percebi que Cusco (e seus arredores) tinha MUITA coisa para conhecer e Machu Picchu é “apenas’ a cereja do bolo. Com isso, decidi deixar Lima para uma outra viagem, e focar em conhecer tudo de maravilhoso que Cusco tinha a me oferecer.
MEU ROTEIRO COMPLETO POR CUSCO E MACHU PICCHU
Antes de falar das dicas de roteiro por número de dias, quero deixar abaixo o meu roteiro para o Machu Picchu. Foram alguns meses de planejamento e sinto que minhas escolhas foram bem acertadas e sinceramente falando, não mudaria nada dessa viagem.
- 1° DIA: Chegada em Cusco (imprevistos acontecem e meu voo atrasou quase 4 horas. Considere isso na hora de planejar seu roteiro).
- 2° DIA: Passeio leve pelos atrativos da cidade para ambientação, troca de moeda e aproveitei para fechar os passeios do dia 4 e 6.
- 3° DIA: City tour pelas ruínas de Cusco + Pisaq + Mercado de Pisaq
- 4° DIA: Montanha colorida
- 5° DIA: Qoricancha + Valle Sur
- 6° DIA: Laguna Humantay
- 7° DIA: Chinchero, Maras, Moray e Ollantaytambo + trem até Águas Calientes
- 8° DIA: Machu Picchu + trem de retorno até Punco + taxi de retorno a Cusco
- 9° DIA: Retorno
ROTEIRO MACHU PICCHU
Para os roteiros abaixo, estou desconsiderando o primeiro e o último dia, que estão reservados para chegada e retorno. Muitos imprevistos podem acontecer e recomendo deixar esses dias livres. Considere algumas opções que, se der tempo, você consegue encaixar de última hora. Mas não consideraria nada indispensável para esses dias, sob o risco de acabar não conseguindo fazer e se frustrar.
4 DIAS EM CUSCO:
Começo o roteiro em 4 dias pois é o mínimo que considero realmente essencial para conhecer o mínimo da cidade. Menos que isso, significa dizer ter que abrir mão de coisas importantes, o que faria a viagem menos interessante. Quem está montando um roteiro para o Machu Picchu, de maneira geral, quer conhecer a história dos Incas. O Machu Picchu, como eu disse, é a cereja do bolo que torna tudo mais interessante no final.
-
- 1° DIA: Passeios leves pela cidade para ambientação. Aproveite para andar pelo centro de Cusco e conheça a praça das armas, a Catedral de Cusco, os mercados de roupa (muito baratos por sinal) que estão ao longo da Avenida Del Sol a caminho para museu do Qorikancha e seus belos jardins. Se ainda tiver com disposição, pode seguir mais um pouco até o Monumento Pachakutiq.
- 2° DIA: City tour pelos sítios arqueológicos de Cusco: Qorikancha (não confundir com o museu citado acima), Saqsayhuaman, Qenqo, Puka Pukara, Tambomachay e Pisaq. Normalmente os passeios de grupo incluem Pisaq com os demais passeios pelo Vale Sagrado, o que torna tudo muito corrido e você não consegue conhecer com calma toda a história dos lugares.
- 3° DIA: Aproveite o terceiro dia para se aprofundar pelo Vale Sagrado e conhecer a impressionante Salineia de Maras, os engenhosos terraços agrícolas de Moray e a importante Ollantaytambo. Em Ollantaytambo, além de conhecer o sítio arqueológico, vale apena reservar um tempo para andar pelas ruas da cidade e ver os aquedutos incas ainda em funcionamento, depois de séculos de história. Aproveite para pegar o trem da noite e durma em Águas Calientes, para no dia seguinte, bem cedinho, se emocionar com o nascer do sol em Machu Picchu.
- 4° DIA: Recomendo fortemente deixar Machu Picchu para o final do roteiro. Como em termos de altitude Machu Picchu está mais baixo que o resto, é comum recebermos a recomendação de colocá-la no meio do roteiro. Eu particularmente discordo. Machu Picchu é o grande final de uma viagem perfeita pela terra dos Incas. É aqui que encontramos o melhor estado de conservação das ruínas. É o cenário pelo qual viajamos e sonhamos conhecer.
Leia mais em:
Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas!
5 DIAS EM CUSCO:
- Com um dia a mais em Cusco, eu recomendo conhecer as famosas montanhas coloridas do Peru. Também conhecida como montanha do arco-íris ou montanha de sete cores. A subida é relativamente intensa, mas vale apena. Minha recomendação é seguir com calma, sempre respeitando seu o ritmo do seu corpo. Lembre-se, não tem a ver apenas com preparo físico (embora ajude).
Leia mais sobre a Montanha Colorida em:
6 DIAS EM CUSCO:
- Com 6 dias inteiros em Cusco, já é possível incluir a Laguna Humantay. Não é exagero da minha parte quando digo que foi um dos cenários mais lindos que já vi na vida, se não for o mais bonito. O lago multicolorido com a montanha nevada ao fundo é de tirar o fôlego. Em termos de altitude ele está mais baixo que a Montanha Colorida, no entanto, a subida é mais íngreme e difícil.
Leia mais sobre a Laguna Humantay em:
7 DIAS EM CUSCO:
- O sétimo dia é questionável. Os passeios acima são todos intensos e como eu tinha um dia a mais no meu roteiro, inclui o Valle Sur como forma de descanso. Trata-se de um passeio de meio dia, bem leve. Dá para dormir até mais tarde e retornar cedo para Cusco, ou seja, consegue conhecer alguns atrativos da cidade que não deu tempo no primeiro dia.
Leia mais sobre o Valle Sur em: