A Paraíba é um paraíso ainda pouco explorado pelo turismo nacional. Dona do ponto mais extremo das américas, a ponta dos seixas, a Paraíba possui um litoral bem pequeno, porém belíssimo. Hoje iremos focar no litoral sul, também conhecido como Costa do Conde, por causa do município de Conde.
Existe duas formas de conhecer o litoral sul da paraíba: de carro ou de Buggy. Nós fizemos uma parte de cada, e iremos falar sobre cada uma para vocês.
PASSEIO DE BUGGY PELO LITORAL SUL – COSTA DO CONDE
O passeio de buggy pelo litoral sul da paraíba é especialmente emocionante. O buggy segue boa parte do caminho pela praia. É simplesmente uma delícia seguir contemplando toda aquela beleza, com o vento batendo no rosto.
Mas cuidado redobrado com o protetor gente! Como o vento é geladinho, e você totalmente exposto ao sol, não sente queimar… O resultado no fim do dia: insolação.
Sendo mais extremista, eu recomendaria uma peça de manga longa com proteção UV, porque até mesmo retocando o protetor o tempo todo, eu queimei MUITO. No segundo dia de sol não aguentava nem dormir direito e fui a caça de um maiô ou biquíni manga longa. No fim descobri que é bem melhor para quem quer evitar se queimar como eu, que particularmente não gosta muito de me bronzear.
Praia Barra do Gramame
Depois de nos buscar no hotel, essa foi nossa primeira parada. A Praia Barra do Gramame fica na divisa entre os municípios de João Pessoa e do Conde, separadas pelo Rio Gramame.
A praia em si é muito linda para contemplar e gostosa para banho. A areia é firme, então é perfeita para caminhar. Nós paramos o Buggy na metade do caminho, e seguimos a pé até o fim da praia, onde nos reencontramos com o bugueiro.
Aqui existe alguma estrutura para o turista, mas como foi nossa primeira parada, optamos apenas por curtir um pouco, ainda que com calma, e seguir adiante.
Praia do Amor e Pedra Furada
Saindo da praia da barra do gramame, seguimos de Buggy até a Praia do Amor, que possui uma lenda muito bonita em relação a Pedra Furada.
Localizado nessa praia, existe um pequeno arco feito de pedra. Os índios tabajara acreditavam que os casais que passassem por baixo desse arco teriam sua felicidade garantida.
Chegar até a pedra furada é relativamente simples, porém, como podem ver, o caminho é composto por muitas pedras marinhas, o que pode significar alguma dificuldade. No mais, a praia é lindíssima para contemplar. Pela quantidade de pedras, não chegamos a entrar na água.
Mirante Dedo de Deus
Saindo da praia do amor, seguimos até o Mirante Dedo de Deus. Vale salientar aqui mais uma vantagem de fazer essa viagem de Buggy. O acesso ao mirante fica no alto de uma falésia, numa área de proteção ambiental, e onde carros particulares são proibidos de circular.
A outra alternativa seria você subir através de uma trilha a partir da Praia de Tabatinga.
Aqui seguimos uma pequena trilha para contemplação de outros ângulos do mirante. Logo na entrada existe uma pequena loja de artesanato e já aproveitamos para comprar um chapéu panamenho lindo para o Ighor e uma bolsa maravilhosa para mim. O preço é justo, não chega a ser barato. Mas achei a qualidade dessas peças muito boas.
Não seguimos a trilha até o final, mas foi o suficiente para ter uma belíssima visão da Praia de Tabatinga. Eu particularmente gosto muito de falésias, e essa foi a primeira vez que vi uma de cima. Normalmente eu contemplava da parte de baixo, pela praia. Talvez porque eu vi de cima, mas achei a Praia de Tabatinga uma das mais lindas do litoral sul e de toda Paraíba. De buggy não paramos para banho, então vale considerar voltar aqui de carro.
Praia do Coqueirinho
Aqui chegamos na metade do nosso passeio e uma das praias com melhor infraestrutura que encontramos. Aproveitamos nossa parada mais longa para almoçar.