Início » DESTINOS » BRASIL » RIO DE JANEIRO » Niterói – Roteiro completo para um dia
Teatro Popular

Niterói – Roteiro completo para um dia

Compartilhe com seus amigos!

A belíssima Niterói faz parte da região metropolitana do Rio de Janeiro, estando localizada a apenas 15 km da capital fluminense. As duas cidades são unidas pela ponte mais famosa do Brasil, a ponte Rio-Niterói ou se preferir chamá-la pelo nome oficial, Ponte Presidente Costa e Silva.

Se você planeja visitar o Rio de Janeiro dedique pelo menos um dia de seu roteiro a Niterói. A cidade é um daqueles destinos que você simplesmente não pode deixar de conhecer. Como as duas cidades estão muito próximas uma da outra, é possível conhecer ambas em uma única viagem. Você pode escolher ficar hospedado em qualquer uma das duas, pois o acesso entre elas é muito simples. Como tinha outros lugares além do Rio de Janeiro e de Niterói que queríamos conhecer, optamos por ficar hospedados em Copacabana, que tem uma localização bem estratégica. Mas seja qual for sua decisão, não irá se arrepender.

COMO CHEGAR

Você pode ir a Niterói por terra ou por mar, você decide. Nós optamos pelos dois. Resolvemos ir de balsa e retornar de ônibus, via ponte Rio-Niterói.

  • Balsa

O terminal das barcas do Rio de Janeiro fica na Praça XV, no centro da cidade, próximo a estação de metrô. As barcas para a Praça Araribóia, no centro de Niterói, circulam desde bem cedo e com preço muito acessível. Para mais informações sobre horários e preços, consulte aqui.

  • Ônibus

Existem várias opções de ônibus saindo de diversos pontos de Niterói com destino ao Rio de Janeiro. No nosso caso específico, com destino a Copacabana. Para mais informações de itinerários e preços consulte aqui.

  • Circulando pela cidade

Você consegue visitar todos os atrativos de ônibus municipais, ou se preferir de táxi ou uber.

O QUE FAZER

Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC

Principal cartão postal da cidade e uma das obras mais famosas de Oscar Niemeyer. Foi construído sobre o Mirante da Boa Viagem na orla de Niterói. Com sua fachada futurista o museu possibilita ao visitante visão panorâmica.

Fortaleza de Santa Cruz

A Fortaleza de Santa Cruz, com seu complexo arquitetônico imponente e grandioso, causa impacto ao observador. As celas de prisioneiros, a lembrança das câmaras de tortura, as grades impenetráveis que miram a antiga forca vigiada por guarita interna, as marcas de fuzilamento no paredão; a capela de Santa Bárbara, em estilo colonial, são elementos que constituem a Fortaleza.

A Fortaleza está aberta de terça a domingo e oferece visitação guiada com duração de cerca de uma hora. Para mais informações sobre o horário de visitação e sobre preços, acesso o site oficial aqui.

Caminho Niemeyer

Trata-se de um conjunto de obras do arquiteto brasileiro, que percorrem a orla de Niterói, e que tornaram-se cartões postais da cidade. Para se ter ideia da beleza da orla de Niterói, o próprio Niemyer disse que “Não foi difícil projetar para Niterói, porque esta é uma cidade de orla tão bela que possibilita a criação a céu aberto, como um itinerário cultural e religioso”. Como já citamos anteriormente, a obra mais famosa é o MAC, porém além destas encontramos:

Além destas obras, há também uma série de outros edifícios espalhados ao longo da orla, como o Terminal de Barcas de Charitas, o Centro Petrobras de Cinema e a Praça JK.

Como a Niterói é uma cidade bem grande e cheia de atrativos, não conseguimos ver tudo em um único dia, mas deu para termos uma boa base. O importante é selecionar previamente o essencial para você e assim poder traçar sua rota com muita segurança de que não ficará de fora nada importante.