Início » DESTINOS » BRASIL » RIO DE JANEIRO » O que fazer em Penedo – A Finlândia brasileira
Penedo Pequena Finlândia - Foto de Capa

O que fazer em Penedo – A Finlândia brasileira

Compartilhe com seus amigos!

Hoje vamos descobrir o que fazer em Penedo, uma pequena  e charmosa cidade no interior do Rio de Janeiro. Estando muito próxima a São Paulo, Penedo, que também é conhecida como Finlândia Brasileira, oferece muitos atrativos para todos os tipos de viajantes.

POR QUE IR

  • Colonizada pelos finlandeses na década de 20, a região ainda mantém os costumes e a cultura de seus fundadores.
  • Localizada próximo ao Parque Nacional de Itatiaia, está repleta de opções de trilhas e cachoeiras belíssimas para os amantes do ecoturismo.
  • Para aqueles que adoram curtir o clima frio da montanha apreciando um bom vinho, Penedo é o destino ideal.

COMO IR

De carro

Para quem vem de São Paulo ou do Rio de Janeiro o acesso é feito pela Via Dutra (BR-116).

De ônibus

Para quem está no Rio de Janeiro, a empresa Cidade do Aço faz o percurso até Penedo. Vindo de São Paulo, a viação Cometa faz a linha até Itatiaia. De lá será necessário utilizar ônibus urbanos da Viação Penedo para chegar até o destino.

Circulando em Penedo

Se optar por um hotel que fique próximo ao centro da cidade, poderá ir a pé até a maioria dos restaurantes e shoppings da cidade. No entanto, para curtir a natureza será preciso um carro.

QUANDO IR

Apesar de ser possível visitar Penedo o ano todo, prefira os meses mais frios e secos. Como está localizada aos pés da Serra da Mantiqueira, o inverno apresenta a temperatura ideal para programas a dois. Em contrapartida, o frio prejudica os banhos de cachoeira, que mesmo no verão são bem geladas. Se essa for sua intenção, então prefira os meses de verão. E falando de verão, temos apenas uma ressalva. Costuma chover bastante nesse período e caso isso ocorra, você ficará sem opções de passeios, já que todos são ao ar livre.

ONDE FICAR

Recomendamos escolher com cuidado o hotel que ficará, pois como falamos, a cidade é pequena e oferece apenas atrativos ao ar livre. Ou seja, se chover, você ficará praticamente preso ao hotel. Nesses momentos, o ideal é que o hotel ofereça algum atrativo ou a viagem poderá se tornar entediante.

Levando isso em consideração, recomendamos a pousada Valle dos Pássaros, que possui piscina coberta e charmosos chalés com opção de banheira com vista para o jardim.

O QUE FAZER EM PENEDO

Conhecer a Pequena Finlândia

A Pequena Finlândia é na verdade um shopping a céu aberto, com diversas lojas em charmosos sobrados coloridos, típicos da Finlândia. Cruzando uma pequena ponte sobre um lago cheio de peixes você terá acesso a Casa de Papai Noel. Além de ser principal atração do local e lá você poderá conhecer por dentro a residência de verão do bom velhinho.

As construções das lojas são todas em maneira e constituem um cenário muito bonito.

Por dentro, a casa do Papai Noel é puro encanto. Eu sou suspeita para falar pois adoro absolutamente tudo relacionado ao natal. Minha criança interior literalmente desperta nesses momentos.

Ficamos impressionados com a quantidade de cartas que as pessoas escrevem para o Papai Noel. As funcionárias do local garantiram que eles respondem todas, mas não colocamos nossa mão no fogo por essa informação.

Aproveitar os chocolates da região

O Ighor e eu somos dois amantes alucinados por chocolate. Não importa a cidade, mas se tem uma fábrica de chocolate caseiro, lá estaremos nós. O chocolate de Penedo está longe de ser o melhor e o mais tradicional, mas convenhamos, é chocolate e é muito bom.

E nada melhor do que um chocolate quente para curtir o frio. Neste dia choveu um pouco e aproveitamos para apreciar a chuva Pérgola Café.

Comer e beber cerveja no bar Casa do Fritz

A Casa do Fritz é uma das mais tradicionais em Penedo, e é ponto de parada obrigatório para curtir a noite.

Eu não sou uma grande fã de cerveja, mas o Ighor é apaixonado e aproveitou muito as tradicionais cervejas do Fritz.

Assistir um show no Clube Finlândia

O Clube Finlândia é famoso por seus bailes típicos finlandeses. Nele, você terá a oportunidade de aprender a dançar músicas típicas e acompanhar o grupo de tradições folclóricas que faz apresentações de dança.

Mas atenção, esses bailes ocorrem apenas no primeiro sábado do mês, em feriados e datas especiais.

Explorar as cachoeiras

Em Penedo existem diversas opções de cachoeiras para conhecer, a maioria dá para ir de carro, mas algumas será necessário percorrer uma pequena trilha a pé. Com o mapa da cidade, que você pode pegar no centro turístico logo no pórtico de entrada, é fácil de se localizar.

Visitar o Parque Nacional de Itatiaia
Leia mais:

Parque Nacional do Itatiaia

QUANTOS DIAS

Um fim de semana é o suficiente para conhecer os principais atrativos da cidade e os principais atrativos do Parque Nacional do Itatiaia. Caso deseje conhecer todos os atrativos do parque, talvez seja necessário acrescentar mais um dia. Se possui mais tempo disponível, sugiro fazer check-out no hotel em Penedo e estender sua viagem até Visconde de Mauá, que está bem próximo.

Leia mais:

O que fazer em Visconde de Mauá

Fazer um blog de viagem era um sonho antigo, que finalmente consegui realizar. Adoro escrever, falar de viagem e ajudar as pessoas a encontrar a próxima rota incrível para chamar de sua. Sou filha de fotógrafos e herdei dos meus pais a paixão por fotografia. Mas mais do que tudo, adoro viajar, conhecer novos lugares, novas culturas. Para mim viajar é terapia, é aprendizado, é realização. Tem uma frase de Santo Agostinho que me define completamente, que diz que "o mundo é um livro, e aqueles que não viajam leem somente uma página".