Início » DESTINOS » BRASIL » RIO DE JANEIRO » Parque Nacional do Itatiaia
Parque Nacional do Itatiaia

Parque Nacional do Itatiaia

Compartilhe com seus amigos.

O Parque Nacional do Itatiaia é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza. O parque está localizado na Serra da Mantiqueira, entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Uma curiosidade que achei bem interessante, é que toda essa área pertencia ao Visconde de Mauá. E essa era apenas uma de suas propriedades.

PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA

O parque está dividido em duas partes: Parte Baixa e Parte Alta. Na Parte Baixa, além de inúmeras cachoeiras e trilhas, as principais atrações são o centro de visitantes e o mirante do último adeus. Fizemos apenas as trilhas mais rápidas, pois tínhamos apenas um dia destinado a conhecer o parque. Mas existem trilhas de um dia inteiro que levam a lugares espetaculares, que estão em nossa lista para a próxima visita.

Mas é na parte alta que se encontra um dos lugares mais famosos do Brasil. Com cerca de 2.790 metros de altitude, o Pico das Agulhas Negras é o ponto mais alto do Rio de Janeiro e o quinto mais alto do Brasil. Infelizmente ainda não o conhecemos pois a trilha que leva até ele exige conhecimento de rapel e um nível de preparação física muito bom, mas logo chegaremos lá.

COMO CHEGAR

  • Parte Baixa

Para chegar a parte baixa, onde fica a sede do parque, vindo do Rio ou de São Paulo, o acesso será pela Rodovia Presidente Dutra até a cidade de Itatiaia.

  • Parte Alta

O acesso será pela Rodovia Presidente Dutra até o povoado de Engenheiro dos Passos, a cerca de 12 km de Itatiaia. Siga pela BR 354, na estrada Rio-Caxambú por cerca de 26 km, até a Garganta do Registro. Neste ponto começa uma subida de 14 km o Posto Marcão e mais 3 km até o Abrigo Rebouças.

O QUE FAZER: PARTE BAIXA

A maioria das atrações da parte baixa são acessíveis de carro até boa parte do caminho. A estrada é boa e um carro comum consegue se locomover tranquilamente.

Mirante do último adeus
Centro de visitantes
Complexo Maromba

O Complexo Maromba fica localizado a cerca de 4 km de subida a partir do Centro de Visitantes. Calma, esse trajeto pode ser percorrido facilmente de carro. O complexo é formado pela Piscina Natural do Maromba, a Cachoeira Véu de Noiva e a Cachoeira Itaporani.

As trilhas são bem tranquilas de serem seguidas e em geral, curtas. No entanto, para chegar até a Cachoeira Véu de Noiva, tivemos que passar por um rio e nos agachar para passar entre rochas.

A Piscina Natural do Maromba fica a cerca de 1100 metros de altitude. Para chegar até ela, é necessário descer uma escadaria de aproximadamente 50 metros.

Pedra da Fundação

Apenas a título de curiosidade, colocamos aqui a Pedra da Fundação, que marca a criação do primeiro parque nacional do Brasil.

Três Picos

Os Três Picos é acessado através de uma trilha ingrime de 7 km Mata Atlântica adentro. Para andarilhos menos preparados como eu, o desafio iria requerer um dia inteiro de caminhada. Esse foi o principal motivo para resolvemos não fazer o passeio dessa vez. Caso deseje encarar o desafio, será necessário o preenchimento de um termo de responsabilidade.

QUANTO TEMPO

Se você for um bom andarilho, talvez um dia seja suficiente para conhecer toda a parte baixa do parque. Caso contrário, pode optar por fazer a trilha dos três picos em um dia, e no dia seguinte as demais atrações. Desse modo, será menos cansativo e poderá apreciar com mais calma os atrativos. Tudo depende do tempo que você tem disponível.

 

Compartilhe com seus amigos.

Fazer um blog de viagem era um sonho antigo, que finalmente consegui realizar. Adoro escrever, falar de viagem e ajudar as pessoas a encontrar a próxima rota incrível para chamar de sua. Sou filha de fotógrafos e herdei dos meus pais a paixão por fotografia. Mas mais do que tudo, adoro viajar, conhecer novos lugares, novas culturas. Para mim viajar é terapia, é aprendizado, é realização. Tem uma frase de Santo Agostinho que me define completamente, que diz que "o mundo é um livro, e aqueles que não viajam leem somente uma página".