O Parque Nacional do Itatiaia é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza. O parque está localizado na Serra da Mantiqueira, entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Uma curiosidade que achei bem interessante, é que toda essa área pertencia ao Visconde de Mauá. E essa era apenas uma de suas propriedades.
PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA
O parque está dividido em duas partes: Parte Baixa e Parte Alta. Na Parte Baixa, além de inúmeras cachoeiras e trilhas, as principais atrações são o centro de visitantes e o mirante do último adeus. Fizemos apenas as trilhas mais rápidas, pois tínhamos apenas um dia destinado a conhecer o parque. Mas existem trilhas de um dia inteiro que levam a lugares espetaculares, que estão em nossa lista para a próxima visita.
- Parque Nacional do Itatiaia
Mas é na parte alta que se encontra um dos lugares mais famosos do Brasil. Com cerca de 2.790 metros de altitude, o Pico das Agulhas Negras é o ponto mais alto do Rio de Janeiro e o quinto mais alto do Brasil. Infelizmente ainda não o conhecemos pois a trilha que leva até ele exige conhecimento de rapel e um nível de preparação física muito bom, mas logo chegaremos lá.
COMO CHEGAR
- Parte Baixa
Para chegar a parte baixa, onde fica a sede do parque, vindo do Rio ou de São Paulo, o acesso será pela Rodovia Presidente Dutra até a cidade de Itatiaia.
- Parte Alta
O acesso será pela Rodovia Presidente Dutra até o povoado de Engenheiro dos Passos, a cerca de 12 km de Itatiaia. Siga pela BR 354, na estrada Rio-Caxambú por cerca de 26 km, até a Garganta do Registro. Neste ponto começa uma subida de 14 km o Posto Marcão e mais 3 km até o Abrigo Rebouças.
O QUE FAZER: PARTE BAIXA
A maioria das atrações da parte baixa são acessíveis de carro até boa parte do caminho. A estrada é boa e um carro comum consegue se locomover tranquilamente.
- As ruas do parque são muito boas e com um carro comum é possível se locomover por toda extensão da parte baixa.
Mirante do último adeus
- O Mirante do Último Adeus está bem próximo, não exigindo praticamente nenhum esforço físico.
- O Mirante do Último Adeus oferece uma vista panorâmica do parque, do vale do rio Campo Belo e da Serra do Mar.
Centro de visitantes
- O centro de visitantes possui um museu com informações básicas sobre a fauna e a flora da região, com animais empalhados e uma biblioteca.
- Calçada da fauna com marca das patas de diversos animais.
Complexo Maromba
O Complexo Maromba fica localizado a cerca de 4 km de subida a partir do Centro de Visitantes. Calma, esse trajeto pode ser percorrido facilmente de carro. O complexo é formado pela Piscina Natural do Maromba, a Cachoeira Véu de Noiva e a Cachoeira Itaporani.
- Marco que separa o caminho das três cachoeiras do Complexo Maromba.
As trilhas são bem tranquilas de serem seguidas e em geral, curtas. No entanto, para chegar até a Cachoeira Véu de Noiva, tivemos que passar por um rio e nos agachar para passar entre rochas.
- A cachoeira véu de noiva pode ser alcançada através de uma trilha leve de cerca de 300 metros.
A Piscina Natural do Maromba fica a cerca de 1100 metros de altitude. Para chegar até ela, é necessário descer uma escadaria de aproximadamente 50 metros.
- A Piscina Natural do Maromba é muito grande e é mais utilizada por banhistas mais experientes.
Pedra da Fundação
Apenas a título de curiosidade, colocamos aqui a Pedra da Fundação, que marca a criação do primeiro parque nacional do Brasil.
- A Pedra da Fundação é o marco do primeiro parque nacional do Brasil, criado em 1937, pelo então presidente Getúlio Vargas.
Três Picos
Os Três Picos é acessado através de uma trilha ingrime de 7 km Mata Atlântica adentro. Para andarilhos menos preparados como eu, o desafio iria requerer um dia inteiro de caminhada. Esse foi o principal motivo para resolvemos não fazer o passeio dessa vez. Caso deseje encarar o desafio, será necessário o preenchimento de um termo de responsabilidade.
QUANTO TEMPO
Se você for um bom andarilho, talvez um dia seja suficiente para conhecer toda a parte baixa do parque. Caso contrário, pode optar por fazer a trilha dos três picos em um dia, e no dia seguinte as demais atrações. Desse modo, será menos cansativo e poderá apreciar com mais calma os atrativos. Tudo depende do tempo que você tem disponível.
Adorei, muito lindo.
Já está no meu próximo roteiro de viagem!
[…] Parque Nacional do Itatiaia […]
[…] Parque Nacional do Itatiaia […]