Santo Antônio do Pinhal é um daqueles lugares cheios de charme, mas que são ofuscados por seu vizinho famoso. Estando a menos de 20 km de distancia de Campos do Jordão, muita gente acaba não considerando Santo Antônio do Pinhal como opção.
Hoje queremos mostrar para vocês todos os encantos que esse lugar maravilhoso oferece. Desde um bate-volta até um fim de semana em meio as montanhas.
COMO CHEGAR
A melhor maneira de chegar em Santo Antônio do Pinhal é de carro. Pois, mesmo que opte por outro meio de transporte, você sentirá falta do carro para se locomover entre os atrativos da cidade. Localizada a cerca de 170 km de São Paulo, o percurso inteiro leva cerca de 2 horas. O acesso a cidade é feito pelas vias Rodovia Presidente Dutra ou pela Rodovia Ayrton Senna.
QUANDO IR
Parte do charme de Santo Antônio do Pinhal está em curtir o frio. Mas apesar do inverno ser a melhor época, é possível conhecer a cidade em qualquer estação do ano. Se optar por fazer apenas um bate-volta, independente do clima, a cidade não irá te decepcionar. Mas se resolver passar o fim de semana por lá, opte por um dia frio e hospede-se nas montanhas. Eu ainda não me hospedei por lá, mas quando fui fiquei encantada pela Pousada do Cedro. Já decidi que terei que passar um fim de semana por lá no próximo inverno.
O QUE FAZER EM SANTO ANTÔNIO DO PINHAL
Parte das atrações da cidade encontram-se no centro, e é possível percorrê-las a pé. Minha primeira sugestão é chegar cedo a cidade, estacionar o carro, e percorrer sem pressa as ruas do centro. Abaixo, seguem os principais atrativos, todos a uma curta distância a pé um dos outros.
Igreja São Benedito
Construída no final do século 19, a Igreja São Benedito está localizada no centro de Santo Antônio do Pinhal, e ostenta uma das mais belas vistas da cidade. A Igreja tem traços da arquitetura barroca em sua estrutura e em seu interior. Ela é palco de uma das mais tradicionais festas religiosas da cidade, a festa de São Benedito, que acontece anualmente no mês de abril.
Igreja Matriz
A Igreja Matriz começou a ser construída em 1811, quando Santo Antônio do Pinhal era apenas um pequeno vilarejo na rota dos tropeiros que cruzavam o Estado de São Paulo em direção a Minas Gerais.
Praça Boulevard Araucária
Mirante do Cruzeiro
O Mirante do Cruzeiro, não faz muito jus ao nome. A vista que o mirante oferece da cidade é bem fraca. Mas a base do mirante em si é bem bonita e o processo para se chegar até lá (caminhada) é gostoso.
Praça do Artesão
Quando cheguei nessa praça minha primeira sensação é a de que estava no local errado. Achei que era alguma praça japonesa, por causa do seu estilo.
Estação Eugênio Lefèvre
Um dos lugares mais bonitos de Santo Antônio do Pinhal, a Estação de Trem Eugênio Lefévre, encontra-se um pouco mais distante do centro. A estação em si é linda e por si só já justifica a visita. De lá, partem os bondinhos turísticos com destino a Campos do Jordão.