Bento Gonçalves – A terra do vinho e da massa

Pórtico Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é uma charmosa cidade do Rio Grande do Sul, que está localizada a 109 Km de Porto Alegre e a 40 Km de Caxias do Sul. Com fortes influências da predominante imigração italiana, Bento Gonçalves é o destino ideal para os amantes de vinho e de massa.

Junto com Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Flores de Cunha e Caxias do Sul, Bento Gonçalves forma o que chamamos de “Região Italiana” da Serra Gaúcha. E todos os traços marcantes da colonização italiana podem ser vistos, sentidos e saboreados. É difícil visitar Bento Gonçalves e não sair de lá com um ar de encantamento, com um “gostinho de quero mais”.

COMO CHEGAR

  • De avião: o aeroporto mais próximo fica em Caxias do Sul, a 45 Km de Bento Gonçalves. Enquanto o aeroporto de Porto Alegre fica a 124 Km.
  • De carro: vindo de Porto Alegre, o acesso é feito pela BR-116, RS-122 e RS-470. Vindo de Caxias, o acesso é feito pela RS-453 e RSC-470
  • De ônibus: as empresas Itapemirim e Penha tem ônibus partindo de diversas capitais do Brasil com destino a Porto Alegre. De Porto Alegre é possível utilizar a viação Unesul, que faz a linha até Bento Gonçalves.

Circulando em Bento Gonçalves

A melhor maneira de circular por Bento Gonçalves é de carro, pois as principais atrações ficam afastadas do centro. A RS-470 cruza a cidade e por ela é fácil chegar aos distritos de Tuiuty, onde está a Vinícola Salton, e Faria Lemos, sede da Dal Pizzol. É através dela que também chegamos a Estrada do Vinho (RS-444), que leva ao Vale dos Vinhedos, um dos principais pontos turísticos de Bento Gonçalves.

QUANDO IR

Bento Gonçalves costuma receber muitos turistas durante todo o ano, mas é nos feriados que a cidade costuma ficar especialmente cheia. Nessas situações você provavelmente precisará enfrentar muitas filas de espera. Mas, se para você isso não for um problema, Bento Gonçalves é o destino ideal para ir durante um feriado.

Mas, apesar de Bento Gonçalves ser perfeita o ano todo, é no verão que ocorre a festa mais famosa da região, a Vindima. Também conhecida como festa da colheita, diversas vinícolas, restaurantes e hotéis promovem uma série de atividades para o turista. Dentre as muitas programações estão a participação da colheita propriamente dita, pisa das uvas, degustações de vinhos e sucos, jantares harmonizados e apresentações folclóricas.

Para os casais e aqueles que querem fugir da alta temporada em Bento Gonçalves, uma boa alternativa é ir no inverno. As baixas temperaturas são perfeitas para programas românticos. E falando em romantismo, Bento Gonçalves oferece o cenário ideal. Mas atenção, entre maio e junho acontece as comemorações pelo Dia do Vinho, então fique atento as datas se quiser evitar aglomerações.

ONDE FICAR

Basicamente existem 3 opções de hospedagens distintas em Bento Gonçalves. A primeira, e talvez a mais interessante delas, é ficar numa nivícola. A segunda opção é hospedar-se no caminho das pedras. Por fim, a terceira opção é ficar longe do roteiro turístico, no centro da cidade. Cada lugar oferece suas vantagens, explicadas com detalhes abaixo. Desse modo, você pode decidir qual opção melhor se adéqua ao seu estilo.

Hospedagem em vinícola

As vinícolas de Bento Gonçalves estão entre as melhores do brasil. Ficar hospedado em uma é sem dúvida uma das opções mais irresistíveis para quem está visitando a terra do vinho. Algumas vinícolas oferecem opção de visitação do processo de fabricação dos vinhos gratuitamente para os hospedes. Normalmente os demais visitantes também podem fazer esses passeios, por um custo adicional. A desvantagem dessa opção é o preço.

Bento Gonçalves possui inúmeras opções de vinícolas com opção de hospedagem. A seguir, deixamos algumas sugestões que você pode gostar.

  • Casa Valduga: Uma das vinícolas mais famosas de Bento Gonçalves, a Casa Valduga disponibiliza quatro opções de hospedagens, com diferentes preços. Para mais informações e reserva, você deverá entrar em contato diretamente com eles pelo site.

Hospedagem no Caminho das Pedras

O Caminho das Pedras é o lugar perfeito para quem busca história e cultura. Reconta o caminho percorrido pelos primeiros imigrantes italianos de Bento Gonçalves. A pousada Cantelli é uma das mais charmosas da região.

Hospedagem no centro de Bento Gonçalves

Essa opção é definitivamente a mais barata de todas. No centro de Bento Gonçalves existem diversas opções de hospedagem com preços bem atrativos. Para quem quer economizar com hospedagem, mas sem abrir mão do conforto, essa é sem dúvida a melhor alternativa. É claro que os hotéis, apesar de elegantes e confortáveis, não oferecem o mesmo charme e encanto que as opções anteriores.

Optamos por esse tipo de hospedagem, mas confesso que desde então quero retornar a Bento Gonçalves e ficar hospedada numa vinícola. Especialmente durante a vindima, que imagino que seja uma experiência incrível. Normalmente compensa pagar um pouco a mais para vivenciarmos tudo aquilo que desejamos numa viagem, sem arrependimentos.

  • Hotel Laghetto Viverone: escolhemos o Laghetto Viverone. O hotel é confortável. Achei que o café da manhã deixou um pouco a desejar. Apesar da grande variedade, não estava muito saboroso.
  • Dall’Onder Grande Hotel: um dos mais famosos de Bento Gonçalves, o Dall’Onder Grande Hotel, costuma utilizar os maravilhosos produtos da Casa da Ovelha. Para quem não quer gastar muito, mas mesmo assim ter um pouco mais de charme, essa pode ser uma boa alternativa.

O QUE FAZER EM BENTO GONÇALVES

Vale dos vinhedos

Essa é uma das principais atrações de Bento Gonçalves. Você vai precisar de pelo menos 1 dia para conhecer o vale dos vinhedos e alguns dos seus principais atrativos, que vão além das vinícolas. Dependendo de quantos dias pretende ficar em Bento Gonçalves, esse passeio pode ser estendido para 2 dias, de modo que você poderá conhecer com mais profundidade os atrativos. Listamos abaixo, alguns dos principais, que você não pode deixar de conhecer.

  • Itallinni Biscotteria: dona dos biscoitos mais famosos de Bento Gonçalves, trata-se de uma pequena fábrica de produção artesanal, sem adição de conservantes e livres de gorduras trans. Na loja é possível degustar os inúmeros sabores, um melhor que o outro.
  • Cave de Pedra: na minha opinião, é a vinícola mais bonita do vale dos vinhedos e até mesmo de Bento Gonçalves. Construída em pedra basalto, com arquitetura que lembra os castelos medievais, a vinícola é puro charme e encantamento.
  • Vinícola Torcello: as grandes vinícolas de Bento Gonçalves estão sempre lotadas de turistas e algumas vezes perdem seu charme. Se você gosta de um contato mais pessoal e ouvir boas histórias, não deixe de visitar a Vinícola Torcello, que apesar de pertencer a família Valduga, tem uma proposta diferente de atendimento.

Onde comer no vale dos vinhedos

Não é atoa que Bento Gonçalves é considerada a terra do vinho e da massa. No vale dos vinhedos encontramos diversas opções de restaurantes que servem com esquema de rodízio. Particularmente, não encontrei nenhuma opção a la carte na zona turística.

Optamos pela Giordani Gastronomia Cultural por pura comodidade. Era o lugar mais próximo do nosso “próximo destino” no vale dos vinhedos. Claro que eu já havia pesquisado antes e selecionei os restaurantes com melhores recomendações na internet. Sendo assim, poderíamos escolher o restaurante que estivesse “mais a mão” quando a fome batesse.

Museu Epopeia Italiana

A Epopeia Italiana é um museu que a primeira vista não parece ter muito encanto. Apenas com alguns objetos e roupas típicas da época da imigração italiana em Bento Gonçalves. No entanto, em determinado momento, eles fazem uma apresentação sobre a imigração com cenários que realmente emociona, principalmente aqueles que são descendentes. O ingresso para este passeio está incluso para quem fará o passeio de maria fumaça.

Passeio de Maria Fumaça

O trem, que sai de Bento Gonçalves, passa por Garibaldi e termina em Carlos Barbosa, é um dos principais atrativos de Bento Gonçalves. É também um dos mais concorridos e os ingressos costumam esgotar rapidamente. Então, para evitar surpresas desagradáveis, sugerimos que os adquira com antecedência. No site da Giordani Turismo, você poderá obter mais informações e realizar as reservas.

Durante todo o percurso da viagem, são realizadas animadas apresentações de músicas típicas italianas dentro dos vagões. Alem disso, são feitas duas paradas para degustação de vinhos, espumantes e sucos de uva integrais.

Vinícola Salton

Dona de um dos espumantes mais famosos do Brasil, a Vinícola Salton está localizada no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves.

Caminho de Pedras

Esse é um dos passeios mais bonitos de Bento Gonçalves. O roteiro possui sete quilômetros que passa por 28 construções em pedra e madeira, formando um cenário que remete à região norte da Itália. Trata-se de uma verdadeira viagem ao passado. São moinhos, casas de massas, de teares, de erva-mate e de ovelhas, além de cantinas e capelas. Nos estabelecimentos ao longo do caminho, há ofertas de diversos produtos coloniais.

  • Casa de Ângelo: o restaurante Casa de Ângelo está localizado numa casa construída em 1889, com pedras de basalto irregular de cor preta. A casa foi totalmente restaurada, mas manteve o charme histórico intacto.
  • Casa da Ovelha: além de possuir uma loja com diversos produtos, existe um parque onde o turista pode acompanhar a rotina da fazenda. Para crianças e amantes das tarefas do campo, o passeio é realmente interessante.

Onde comer no Caminho das Pedras

Nossa recomendação super especial para o almoço vai para o restaurante da Casa do Tomate. O restaurante é uma remontagem de um antigo galpão de madeira, que representa como eram as moradias dos primeiros imigrantes italianos que chegaram a Bento Gonçalves.

Muito simples a primeira vista, a Casa do Tomate impressiona no sabor. Eu já sabia que culinária de Bento Gonçalves era famosa e gostei de todos os lugares que comi. Mas nada, repito, nada se compara a Casa do Tomate. Desde os patês de entrada até o prato principal, tudo é preparado pela “nona”, utilizando apenas produtos locais e frescos.

QUANTO TEMPO

Bento Gonçalves possui muitos encantos. Sugiro programar no mínimo 3 dias inteiros para conhecer apenas o essencial. São inúmeras vinícolas, de todos os tamanhos e para todos os gostos, além de construções históricas e restaurantes maravilhosos. Desse modo, você precisará fazer uma pré seleção daquilo que mais te interessa.

Posts Relacionados

Tudo sobre o Vale Sagrado dos Incas, no Peru

Paranapiacaba: uma charmosa vila inglesa em São Paulo

Guararema – Roteiro para um bate-volta

Inscreva-se
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments