Desbravando o litoral sul da Paraíba de Buggy

A Paraíba é um paraíso ainda pouco explorado pelo turismo nacional. Dona do ponto mais extremo das américas, a ponta dos seixas, a Paraíba possui um litoral bem pequeno, porém belíssimo. Hoje iremos focar no litoral sul, também conhecido como Costa do Conde, por causa do município de Conde.

Existe duas formas de conhecer o litoral sul da paraíba: de carro ou de Buggy. Nós fizemos uma parte de cada, e iremos falar sobre cada uma para vocês.

PASSEIO DE BUGGY PELO LITORAL SUL – COSTA DO CONDE

O passeio de buggy pelo litoral sul da paraíba é especialmente emocionante. O buggy segue boa parte do caminho pela praia. É simplesmente uma delícia seguir contemplando toda aquela beleza, com o vento batendo no rosto.

Mas cuidado redobrado com o protetor gente! Como o vento é geladinho, e você totalmente exposto ao sol, não sente queimar… O resultado no fim do dia: insolação.

Sendo mais extremista, eu recomendaria uma peça de manga longa com proteção UV, porque até mesmo retocando o protetor o tempo todo, eu queimei MUITO. No segundo dia de sol não aguentava nem dormir direito e fui a caça de um maiô ou biquíni manga longa. No fim descobri que é bem melhor para quem quer evitar se queimar como eu, que particularmente não gosta muito de me bronzear.

Praia Barra do Gramame

Depois de nos buscar no hotel, essa foi nossa primeira parada. A Praia Barra do Gramame fica na divisa entre os municípios de João Pessoa e do Conde, separadas pelo Rio Gramame.

A praia em si é muito linda para contemplar e gostosa para banho. A areia é firme, então é perfeita para caminhar. Nós paramos o Buggy na metade do caminho, e seguimos a pé até o fim da praia, onde nos reencontramos com o bugueiro.

Aqui existe alguma estrutura para o turista, mas como foi nossa primeira parada, optamos apenas por curtir um pouco, ainda que com calma, e seguir adiante.

Praia do Amor e Pedra Furada

Saindo da praia da barra do gramame, seguimos de Buggy até a Praia do Amor, que possui uma lenda muito bonita em relação a Pedra Furada.

Localizado nessa praia, existe um pequeno arco feito de pedra. Os índios tabajara acreditavam que os casais que passassem por baixo desse arco teriam sua felicidade garantida.

Chegar até a pedra furada é relativamente simples, porém, como podem ver, o caminho é composto por muitas pedras marinhas, o que pode significar alguma dificuldade. No mais, a praia é lindíssima para contemplar. Pela quantidade de pedras, não chegamos a entrar na água.

Mirante Dedo de Deus

Saindo da praia do amor, seguimos até o Mirante Dedo de Deus. Vale salientar aqui mais uma vantagem de fazer essa viagem de Buggy. O acesso ao mirante fica no alto de uma falésia, numa área de proteção ambiental, e onde carros particulares são proibidos de circular.

A outra alternativa seria você subir através de uma trilha a partir da Praia de Tabatinga.

Aqui seguimos uma pequena trilha para contemplação de outros ângulos do mirante. Logo na entrada existe uma pequena loja de artesanato e já aproveitamos para comprar um chapéu panamenho lindo para o Ighor e uma bolsa maravilhosa para mim. O preço é justo, não chega a ser barato. Mas achei a qualidade dessas peças muito boas.

Não seguimos a trilha até o final, mas foi o suficiente para ter uma belíssima visão da Praia de Tabatinga. Eu particularmente gosto muito de falésias, e essa foi a primeira vez que vi uma de cima. Normalmente eu contemplava da parte de baixo, pela praia. Talvez porque eu vi de cima, mas achei a Praia de Tabatinga uma das mais lindas do litoral sul e de toda Paraíba. De buggy não paramos para banho, então vale considerar voltar aqui de carro.

Praia do Coqueirinho

Aqui chegamos na metade do nosso passeio e uma das praias com melhor infraestrutura que encontramos. Aproveitamos nossa parada mais longa para almoçar.

O pessoal do restaurante é bastante simpático e funciona da seguinte forma. Reservamos o que a gente queria de almoço, escolhemos a hora, e fomos para a praia. Quando voltamos, a comida estava quentinha nos esperando.

Como podem ver, a infraestrutura do local é muito boa, e a comida também. Como eu não como peixe ou frutos do mar (eu sei, todo mundo me pergunta que espécie de paraibana sou eu), não posso dar indicação quanto ao sabor. Mas o prato que pedimos, uma parmegiana de frango, estava muito bom.

Mirante Castelo da Princesa

Depois de um bom tempo curtindo a maravilhosa praia do coqueirinho, seguimos viagem até o Mirante Castelo da Princesa, que fica no Canyon Coqueirinho. O mirante possui esse nome por causa da curiosa pedra em formato de pico triangular.

O pico também pode ser visto pela parte de baixo, seguindo a pé pela praia do coqueirinho.

Praia de Tambaba

Chegamos na praia que talvez seja a mais famosa da Paraíba. Detentora de uma das praias de nudismo mais famosas do Brasil, Tambaba foi a primeira praia de nudismo da região nordeste, desde 1991.

A praia é dividida em duas partes: a primeira e onde foram tiradas todas as fotos, destina-se a todos. Aqui você encontra um dos cartões postais mais famosos do estado: um coqueiro que nasceu no alto de uma pedra, no meio do mar. Além de curioso, a visão é lindíssima.

A segunda parte da praia, acessada através de uma pequena escadaria, destina-se aos praticantes do naturismo. A regra é simples: para acessar a praia você deve despir-se de roupas e preconceitos.

Vale salientar que o nudismo é apenas uma das formas de praticar o naturismo, que consiste em ações principalmente relacionadas ao respeito e a aproximação do nosso contato com a natureza.

Casa de Doces Tambaba

Saindo da Praia de Tambaba, e já finalizando nosso passeio, fizemos uma parada pela Casa de Doces Tambaba. Na realidade, são várias casinhas, como uma espécie de shopping rural a céu aberto.

Por aqui encontramos vários doces. Um especialmente bom e que recomendo, é a cocada na cuca. Além de saborosa, é uma graça para dar de presente e lembrança de viagem para os parentes e amigos.

Daqui seguimos de volta ao nosso hotel e dos despedimos no nosso bugueiro e de um dia INCRÍVEL pela Costa do Conde da Paraíba.

Vale apena o passeio de Buggy?

Vale e vale muito apena. Eu reservei esse passeio somente para o litoral sul, e confesso que me arrependi muito de não ter reservado para curtir o litoral norte também, que optei ir de carro. Percebi que é verdade o que nosso bugueiro fala: de buggy é MUITO mais legal.

O passeio de buggy pela costa do conde custou R$ 300,00 o casal para um dia inteiro de passeio. Pelo site, vi que está um pouco mais caro, mas vale apena entrar em contato diretamente com o Tácio. O WhatsApp dele é o (83) 8882-4995. Nós reservamos diretamente com ele.

OUTRAS PRAIAS DO LITORAL SUL DA PARAÍBA

O passeio de buggy é maravilhoso, mas ele percorre somente a Costa do Conde, no município de Conde, da Paraíba. Seguindo mais adiante, e dessa vez de carro, você encontra outras opções de praias igualmente lindas, especialmente a Praia Bela. Além dessas, visitamos outras praias em Pitimbu, no extremo litoral sul da Paraíba, mas que não gostamos muito, por isso, nem vamos citá-las aqui.

Praia Bela

A Praia Bela foi a primeira praia da Paraíba que fomos e uma das que mais gostei. Estava vindo de Recife e minha ideia era seguir primeiro até a Barra do Abiaí e ir subindo todo o litoral sul da Paraíba, focando nas praias que eu sabia que o Buggy não percorreria.

Porém, ao seguir o caminho indicado pelo Waze até a Barra do Abiaí , nos deparamos com um condomínio fechado e acesso restrito. Desistimos e seguimos direto até a Praia Bela.

Chegando aqui encontrei um local lindo, com uma infraestrutura de quiosque surpreendente. Na nossa opinião, um dos melhores lugares do litoral sul e de toda Paraíba. Aproveitamos para almoçar e passar um tempo curtindo, até que um princípio de chuva nos expulsou e fomos obrigados a seguir viagem rumo a João Pessoa.

Apesar de existir sim uma praia aqui, a grande atração do local fica por conta do rio de água fresca e salobra. O rio é raso e  você o atravessa a pé para chegar até a faixa de areia que o separa da praia, e onde os quiosques oferecem uma estrutura de guarda-sóis e redes para descanso. O difícil mesmo é conseguir sair de lá.

Praia de Carapibus

A Praia de Carapibus é lindíssima e extensa, e gostei dela mais para contemplação. Passei por aqui no meu caminho entre a Praia Bela e João Pessoa. Descobri que aqui existe um Santuário de Tartarugas. Conversando com os moradores locais, eles nos informaram que todos os dias de maré alta as tartarugas vem para a terra para se alimentarem.

Note que a praia é bem deserta, quase selvagem. Achei ela particularmente linda e gostosa para caminhar e contemplar.

Considerações Finais

Como puderam ver, o litoral sul da Paraíba é lindíssimo, apesar de pequeno. Para percorrê-lo, indico fazê-lo em 2 dias. O primeiro de Buggy, e o segundo de carro. Se estiver hospedado em João Pessoa e for descer todo o litoral sul até a praia bela, por exemplo, você deve demorar menos de 1h30 de carro.

Posts Relacionados

Tudo sobre o Vale Sagrado dos Incas, no Peru

Paranapiacaba: uma charmosa vila inglesa em São Paulo

Guararema – Roteiro para um bate-volta

Inscreva-se
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments