Tour guiado pela Concha Y Toro: a maior vinícola do Chile!

Se você está planejando uma viagem a Santiago, é impreterível que inclua a visitação a uma vinícola. Hoje o Chile é um dos maiores produtores mundiais de vinho, e talvez o mais respeitado produtor de vinho das Américas. E a Concha Y Toro, é nada menos que a maior vinícola desse país.

Estando entre os maiores produtos de vinho do mundo, é de se esperar que a oferta de vinícolas para visitação no Chile seja imensa. Desde as mais comerciais, até aquelas mais familiares. E escolher, dentre tantas, qual vinícola visitar, não é uma tarefa fácil.

Com tantas opções, eu sugiro que inclua mais de uma no seu roteiro, mas caso não seja possível, a Concha Y Toro se mostra uma ótima opção, pois é inegável sua importância e história.

HISTÓRIA DA CONHA Y TORO

Fundada em 1883 pelo político e empresário chileno Don Melchor Concha Y Toro, que tinha o sonho de produzir os melhores vinhos. Em 1933, a Concha Y Toro deixa de ser uma vinícola familiar e se torna uma sociedade anônima. A partir de então, começa a exportar seus primeiros vinhos. Em 1987, a Concha Y Toro tem seu primeiro marco importante: a produção da primeira safra do vinho Don Melchor, que foi o primeiro vinho ícone do Chile.

Em 2010, o vinho ícone Don Melchor foi nomeado dentre os dez melhores vinhos do mundo pela revista Wine Spectator. O único vinho chileno a conseguir tal feito. De lá para cá o Don Melchor vem ganhando cada vez mais fama e reconhecimento.

Hoje, além de exportar seus vinhos para mais de 170 países, a Concha Y Toro realiza visitação guiada, muito bem organizada e estruturada para receber seus visitantes. Os tours são separados por idioma, como inglês, português e espanhol.

TIPOS DE VISITAÇÃO NA CONCHA Y TORO

Existe basicamente cinco tipos de tours possíveis na Concha Y Toro:

  • Tour Tradicional
    • Oferece degustação de 3 vinhos.
    • Duração: 1h10.
    • Preço: 20.000 pesos.
  • Tour Marques de Casa Concha
    • Além dos 3 vinhos do tour tradicional, oferece degustação de mais 4 taças da linha super premium Marques Casa Concha, totalizando 7 degustações. Inclui harmonização com queijos finos, conduzido por sommelier.
    • Duração: 1h30.
    • Preço: 30.000 pesos.
  • Tour Experiência de Aromas
    • Degustação de vinho “às cegas”. O intuito dele é desafiar nossos sentidos, principalmente o olfato. Oferece degustação de 6 vinhos.
    • Duração: 1h20
    • Preço: 30.000 pesos.
  • Tour Fine Wines
    • Além dos 3 vinhos do tour tradcional, oferece degustação de mais 4 taças da linha ultra premium, totalizando 7 degustações. Inclui harmonização com queijos finos, conduzido por sommelier.
    • Duração: 1h30
    • Preço: 35.000 pesos.
  • Tour Cellar Collection.
    • Além dos 3 vinhos do tour tradicional, são oferecidos mais 5 rótulos dos vinhos mais prestigiados da vinícola, totalizando 8 vinhos. Inclui harmonização com queijos finos, conduzido por sommelier.
    • Duração: 1h30
    • Preço: 75.000 pesos.

Independente do tour escolhido, haverá uma visitação pela vinícola, que falarei em detalhes mais adiante. E você levará para casa uma taça da Concha Y Toro de presente.

Observações: todos os valores e informações são referentes a setembro/2022. Frequentemente atualizamos nossas informações, mas você pode acessar diretamente o site da Concha Y Toro para garantir.

E como reservar o tour?

Existe basicamente duas formas de fazer esse tour: por agência ou por conta própria. Se decidir ir por agência, atente-se ao tipo de tour que você quer fazer e se a agência oferece essa opção. Nós fechamos o passeio tradicional com o Renato, do insta Explora Chile e gostei bastante. O preço ficou bacana, e considerando o que iríamos gastar com os deslocamentos, ficou basicamente a mesma coisa. Então achei que compensou.

Se decidir ir por conta própria, você mesmo pode fazer a reserva do tour no próprio site da Concha Y Toro. Escolha o tipo de tour que você quer fazer e clique em comprar. Você deve informar a quantidade de pessoas, a data que deseja realizar o tour, o horário e o idioma que deseja.

COMO CHEGAR A CONCHA Y TORO DE TRANSPORTE PÚBLICO

A opção mais simples e rápida para ir sozinho é pegando o metrô em Santiago. Diferentemente das demais vinícolas, a Concha Y Toro está muito próxima a região metropolitana de Santiago e é bem simples ir até ela. Para isso, você deve descer na estação Las Mercedes, na linha azul. Procure pela saída “Concha Y Toro Poniente”. Daqui, a maneira mais confortável de seguir viagem é pegando um taxi ou Uber.

Caso prefira, também pode pegar um ônibus chamado MetroBus (números 73, 74, 80  ou 81).

O endereço é Virginia Subercaseaux 210, Pirque.

VISITAÇÃO CONCHA Y TORO

Independente do tipo de tour que você escolher, uma coisa em comum em todos eles é a visitação inicial pela vinícola, onde conheceremos um pouco da história e apreciaremos a beleza do lugar.

Começamos nosso tour por uma caminhada pelos jardins e pela antiga casa de veraneio da família, que hoje serve somente de espaço para eventos. Neste ponto devo dizer que a vinícola é realmente muito linda. MAS para quem já visitou muitas vinícolas pelo Brasil, não é nada surpreendente. Pode me xingar, mas acho a Vinícola Goés, aqui do ladinho de São Paulo, em São Roque, até mais bonita.

Saindo dos jardins, seguimos até os parreirais. Eu fiz esse passeio em abril, então ainda peguei algumas uvas que servem os rótulos “Late Harvest” ainda no pé. Se isso acontecer, você pode colher e se deliciar com uvas fresquinhas.

Após aprender um pouco sobre os tipos de uvas e degustar algumas, seguimos com nosso tour até o espaço interno da vinícola, onde visitamos o armazenamento dos vinhos em barris de cascalho do famoso vinho Casillero Del Diablo. Neste espaço, aprendemos sobre a lenda que envolve o vinho.

Diz a lenda que nesta parte da adega, o casillero, eram guardados os melhores vinhos e que, para evitar que continuassem a desaparecer, Don Melchor Concha y Toro espalhou rumores de que sua adega era habitada pelo Diabo. E a notícia se propagou de forma tão rápida que em pouco tempo o temor se instalou em todos. Desde então, nunca mais um vinho desapareceu. Essa história é contada através de luzes cênicas, que confere muito charme a visitação.

O tour finaliza com degustação de 3 rótulos de vinho. Caso faça o passeio por agência, você ganha a degustação de mais 1 rótulo. Se o quarto rótulo é realmente exclusivo da agência, ou papo de vendedor, confesso que não sei dizer. Fato é que degustei 4 rótulos.

E aqui finaliza o tour tradicional. Para quem optar por algum tour com harmonização, a partir daqui você será conduzido para um espaço interno, onde haverão mais degustações de vinhos e queijos, conforme pacote escolhido.

Posts Relacionados

Taipu de Fora: um paraíso escondido na Bahia

Tudo sobre o Vale Sagrado dos Incas, no Peru

Paranapiacaba: uma charmosa vila inglesa em São Paulo

Inscreva-se
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Priscilla

Incrível!! Amei 😍❤️