Ilhéus: a capital brasileira do cacau e berço de Jorge Amado

A praia do centro de Ilhéus destaca-se pelo movimento na ciclovia.

Ilhéus é um desses destinos que muita gente nunca ouviu falar ou se ouviu deu pouca importância, mas que bastam apenas cinco minutos de pesquisa na internet para se você se apaixonar. Foi assim comigo quando o Ighor sugeriu pela primeira vez irmos para lá.

Com tantos lugares famosos no nordeste que eu ainda não conheço, inclusive na Bahia, definitivamente Ilhéus não estava no topo das minhas prioridades. Mas, como boa amante de viagens, decidi pesquisar um pouco antes de decidir e levou exatos cinco minutos para que eu me convencesse.

ILHÉUS

Localizada na Bahia a pouco mais de 300 km de Salvador, Ilhéus foi fundada em 1536 como “Vila de São Jorge dos Ilheos”.

Ilhéus é muito conhecida na literatura brasileira por ambientar os romances Grabriela, Cravo e Canela e Terras do Sem Fim do famoso escritor baiano Jorge Amado. De fato, Jorge Amado gostava tanto de Ilhéus que o lugar passou a ser conhecido como “Berço de Jorge Amado”, apesar o escritor ter nascido em Itabuna.

COMO CHEGAR

  • De avião: Ilhéus possui um aeroporto nacional, com voos diretos partindo de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador.
  • De carro: Vindo de Salvador o acesso é feito pela BR-324, no sentido de Feira de Santana, até a BR-101, no sentido de Itabuna. Caso venha do sul/sudeste do país, o acesso é feito pela BR-101 até Itabuna. O trecho de Itabuna até Ilhéus pode ser feito pela BA-415.
  • De ônibus: As empresas Águia BrancaGontijo e Rio Doce tem ônibus saindo das principais cidades do Brasil até Ilhéus.

Circulando em Ilhéus

A melhor maneira de circular por Ilhéus e conhecer os atrativos nos arredores é de carro. Você pode optar por alugar um carro no próprio aeroporto ou pelos passeios oferecidos pelas agências de turismo, que costumam ter preços atrativos.

ONDE FICAR

Cana Brava All Inclusive Resort

Ilhéus oferece vastas opções de hospedagens, para todos os gostos, estilos e bolsos. A mais famosa delas é o Cana Brava All Inclusive Resort, um dos melhores da região.

Mas justamente por ser uma opção all inclusive pode não ser a mais interessante. No nosso caso, gastamos metade da viagem fora do hotel, em passeios com duração de um dia. Ficar em um hotel all inclusive nessas situações me deixa com a desagradável sensação de “pagar em dobro” pelas refeições e bebidas.

Jardim Atlântico Beach Resort

Como um resort com tudo incluído estava fora de cogitação, optamos pela segunda opção de resort que encontramos. O Jardim Atlântico Beach Resort mostrou-se um bom substituo, com uma boa estrutura, principalmente de piscinas.

A praia que fica na frente do resort também é muito boa. Apesar de não ser a mais bonita que visitamos, possui águas calmas e quentes, o que a torna perfeita para banho.

O café da manhã estava sempre bem saboroso, com direito a tapiocas feitas na hora. Era só escolher o sabor e deliciar-se.

Pousada dos Hibiscus

Não chegamos a conhecer essa pousada, mas alguns hospedes que conhecemos durante os passeios nos falaram muito bem dela. Além disso, ela está muito bem avaliada no booking. Por isso, deixaremos aqui como sugestão de uma hospedagem um pouco mais barata, mas ainda assim confortável.

O QUE FAZER

Conhecer o centro histórico de Ilhéus

O centro histórico de Ilhéus possui muitos lugares conhecidos nas páginas da literatura e também da história do Brasil.

O Bataclan, por exemplo, era um famoso cabaré que foi inaugurado na década de 1920. Era frequentado principalmente pelos coronéis de cacau da região, e serviu de cenário para o famoso livro Gabriela, Cravo e Canela de Jorge Amado.

As construções do centro histórico são típicas da época de ouro do cacau na região e são muito bem preservadas, mantendo seus traços originais. Para o visitante é possível sentir uma imersão com o passado, como o Bar Vesúvio aberto desde 1915.

Visitar o Museu Casa de Jorge Amado

Jorge Amado além de retratar Ilhéus em muitos de seus livros (há um trajeto por lugares famosos retratados), morou na cidade. Sua antiga residência, um palacete reformado, expõe suas roupas, fotos, objetos pessoais e documentos que contam a vida do escritor, desde sua infância.

Fazer um tour pelas praias

Ilhéus possui diversas praias que contam com boa estrutura de barracas e quiosques. As praias do litoral sul são as mais badaladas e oferecem boas ondas, o que faz reunir diversos sufistas na região. As praias do norte são mais tranquilas e geralmente são acompanhadas pela Mata Atlântica por quase toda orla. Entre as praias urbanas, o destaque vai para a praia do Centro.

Fazer o tour do chocolate

Além de ser dona da primeira fábrica de chocolate artesanal do nordeste, Ilhéus possui diversas fazendas de cacau espalhadas pelos arredores da cidade. Além da visita pelas fazendas, é possível fazer degustação dos produtos. Não é atoa que Ilhéus é conhecida como a Capital do Cacau no Brasil.

Certo dia, sentados na areia da praia em frente ao nosso resort, fomos abordados por um vendedor ambulante que passava por lá. Ele estava vendendo cocada feita de coco com cacau e nos ofereceu uma para degustação. Já havíamos comigo outras cocadas semelhantes em Ilhéus, mas nada comparada aquela. Estava tão boa, mas tão boa, que pegamos tudo que tínhamos de dinheiro em espécie, e compramos todas as cocadas do vendedor. Acho que nosso único arrependimento dessa viagem é não ter pego o contato desse vendedor.

QUANTOS DIAS

Ilhéus sozinha oferece uma gama de opções grande para o turista. Além das muitas praias, existe o centro histórico, as fazendas de cacau, fábricas de chocolate e o caminho de Jorge Amado para conhecer. Só com isso seriam necessários pelo menos seis dias inteiros para conhecer tudo.

Mas, como mencionamos anteriormente, de Ilhéus partem diversos passeios maravilhosos e imperdíveis. Somando tudo, são tantas opções que precisaríamos passar pelo menos duas ou três semanas na região para conhecer todos os lugares. Infelizmente não tínhamos esse tempo todo. Na realidade, dispúnhamos apenas de uma semana e nossa alternativa foi escolher o essencial de Ilhéus e região. Contratamos os passeios para Itacaré e Taipu de Fora na agencia Amado Turismo, parceira do resort que ficamos. A agencia atendeu muito bem nossas expectativas. Os guias de ambos os passeios foram extremamente simpáticos e amistosos.

Leia mais:

Taipu de Fora – Paraíso escondido na Bahia

Posts Relacionados

Tudo sobre o Vale Sagrado dos Incas, no Peru

Paranapiacaba: uma charmosa vila inglesa em São Paulo

Guararema – Roteiro para um bate-volta

Inscreva-se
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments