Descida pela estrada velha de Santos

Descer a pé pela estrada velha de Santos é um dos passeios mais icônicos para quem mora em São Paulo. Fazia algum tempo que eu planejava fazer esse passeio e não dava certo. Recentemente, o caminho foi concedido a iniciativa privada e uma série de melhorias começaram a ser feitas, inclusive no atendimento, o que facilitou e possibilitou finalmente minha ida.

ESTRADA VELHA DE SANTOS

A “Rodovia Caminho do Mar” ou “Estrada Velha de Santos”, como é mais conhecida, foi fundada em 1846 com o nome de “Caminho da Maioridade”, em homenagem a Dom Pedro II. Em 1920 a estrada foi pavimentada com concreto, tornando-se a primeira estrada com esse tipo de pavimentação da América Latina. Em 1985 a estrada foi fechada para automóveis (exceto aqueles da própria administração), podendo ser percorrida somente a pé.

MONUMENTOS HISTÓRICOS

Os famosos monumentos históricos que vemos hoje pela estrada, foram construídos em 1922, a mando do então governador do estado de São Paulo, Washington Luís, com intuito de comemorar o centenário da independência do nosso país.

  • Monumento do Pico: localizado no ponto mais alto da Calçada do Lorena, hoje só resta uma lápide.
  • Pouso de Paranapiacaba: em tupi, a palavra “paranapiacaba” significa “lugar que se ver o mar”. Não atoa esse nome, de dentro do monumento temos lindas paisagens da serra e bem ao fundo, o mar. Fica logo no começo da estrada para quem sai de São Paulo, e era usado como local de parada para descanso para os carros após a subida pela estrada.
  • Belvedere ou Pouso Circular: de forma circular, marca o primeiro ponto de encontro (de um total de dois) entre a Calçada do Lorena e o Caminho do Mar.
  • Rancho da Maioridade: o local ganhou esse nome em homenagem ao antigo nome da estrada e servia como ponto de apoio. Aqui havia uma bica para pôr nos radiadores dos carros e para as pessoas beberem. Além disso, abrigava uma oficina de concertos de carros e acomodação para uma eventual pernoite. Hoje, o local disponibiliza banheiros e serve como ponto de descanso para os turistas.
  • Padrão do Lorena: marca o segundo ponto de encontro em a Calçada do Lorena e o Caminho do Mar.
  • Pontilhão da Raiz da Serra: esse monumento possuía função de ponte sobre o Córrego Cafezal. Localizado já na planície, ele marca o limite do trecho de serra da estrada.
  • Cruzeiro Quinhentista: já em planícies litorâneas, o local foi remanejado em 1970 devido a evolução urbanística da região.

O QUE SABER ANTES DE IR

  • Ida: são 9km de descida
  • Volta: se estiver com muita disposição, você pode voltar a pé os 9km de subida. Caso contrário, pode contratar o serviço de van.
  • Ingressos: o preço varia de acordo com o dia. Você pode adquiri-lo diretamente com eles no site Parque Caminhos do Mar.
  • Horário de funcionamento:  de quarta a domingo, das 8h às 17h.
  • Estrutura no caminho: o local oferece 3 pontos de apoio ao turista com banheiros. Um logo no início, onde são validados os ingressos e recebemos as pulseiras de acesso a estrada. Um na metade do caminho, no Rancho da Maioridade (4.4km), e um no final do caminho.
  • Estacionamento: existe estacionamento no local e o ingresso pode ser adquirido junto com o ingresso de acesso a estrada.
  • Van: como já mencionado, existe um serviço de van. Você pode optar por descer e/ou subir por um preço único. Então, caso você esteja impossibilitado de descer a pé, é sim possível descer de van. É claro que com isso você perde o melhor do passeio, que é justamente descer a pé, com calma, apreciando toda a paisagem.

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5 Comentários
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Ulisses

Não dá para fazer sem pagar?

Raiom

A primeira estrada pavimentada do Brasil se chama Estrada União e Indústria e liga Juiz De Fora a Petrópolis. Ela foi inaugurada em 1861 pelo imperador Dom Pedro II.

Wellington

Interpretação de texto é tudo na vida!