Passeio de barco a Isla Saona

Isla Saona

Quando decidi ir a Punta Cana eu estava convicta de que não faria nenhum passeio. Afinal, eu iria ficar num resort all inclusive maravilhoso, e não queria desperdiçar meu tempo saindo dele. Sim, acredite, é muito difícil criar coragem e sair de lá. Porém, quanto mais eu pesquisava sobre Punta Cana, mais ouvia falar sobre a Isla Saona.

Era opinião unânime que conhecer a Isla Saona era indispensável. De tanto ouvir e ver comentários nesse sentido, me dei por vencida. Afinal, já que eu iria até Punta Cana, não poderia voltar de lá com arrependimentos, não é verdade?

COMO FUNCIONA

De maneira geral, o passeio é longo e cansativo, envolvendo diversos modais. Além da Isla Saona em si, a maioria dos passeios inclui parada numa piscina natural. Pesquisando, me deparei com uma agência que oferecia um roteiro diferente. A Caribbean Route, além da Isla Saona e a piscina natural, incluía um bônus: Altos de Chavón.

Roteiro até Isla Saona

• Pick-up de van no lobby do hotel às 6:30 horas. Esse horário pode variar de acordo com sua localização.
  • Encontro com outras vans e troca para ônibus. A Caribbean Route divide o número de vans, assim não precisa ficar naquele pinga-pinga em vários hotéis. O que otimiza o tempo.
  • Viagem de cerca de cerca de 1 hora até Altos de Chavón, em La Romana. Permanecemos aqui por cerca de 1 hora. A maioria das outras agências faz parada em um centro de compras de artesanato em vez desse passeio.
  • Continuação da viagem até Bayahibe, cerca de 30 minutos depois de La Romana.
  • Em Bayahibe, embarcamos em uma Lancha Rápida ou Catamarã. Ocorre da seguinte forma. Ou você vai de catamarã e retorna de lancha rápida. Ou o inverso. No nosso caso, a ida foi de lancha.
  • Faz-se uma parada de cerca de 30 minutos em uma piscina natural.
  • Finalmente, chegamos a Isla Saona. Onde almoçamos e permanecemos por cerca de 3 horas.
  • Retorno ao hotel. Chegamos cerca de 18:30.

ALTOS DE CHAVÓN

Altos de Chavón é uma charmosa vila inspirada em uma aldeia europeia. A vila recebeu esse nome pois está localizada aos pés do rio Chavón, em La Romana. A vila é toda construída em pedra, o que garante um ar medieval muito charmoso. As principais atrações de lá são o museu arqueológico, que expõe diversas pedras naturais da república dominicana e artefatos que pertenciam a índios pré-colombianos. E o anfiteatro, que já recebeu diversos artistas famosos como Frank Sinatra entre outros.

Leia mais:

Altos de Chavón: uma linda e charmosa vila italiana no caribe

PISCINA NATURAL

Antes de chegar a Isla Saona, fizemos uma parada de cerca de 30 minutos em uma gigante e maravilhosa piscina natural. A piscina é um espetáculo a parte, um presente da natureza. Antigamente, essas paradas ocorriam em pontos onde existem estrelas do mar. Porém, como muitos turistas retiravam as estrelas do seu habitat, e muitas inclusive morriam, as empresas de turismo alteraram o ponto de parada. Agora as estrelas do mar podem ser vistas de dentro da lancha, de modo que não é possível tocá-las.

ISLA SAONA

A coloração da água em Isla Saona é de longe a mais bonita que já vi. É tudo aquilo que vemos nas fotos e mais um pouco. Quando o sol está forte, a coloração da água é de um azul turquesa tão intenso, que é até difícil acreditar que é real.

Eu tive sorte e azar ao mesmo tempo. Assim que chegamos a Isla Saona, o sol estava incrivelmente forte. Então pude ver a coloração incrível dessa água. No entanto, a maior parte do tempo na ilha, o sol apareceu tímido, entre nuvens. Apesar de Isla Saona continuar linda, a coloração da água se torna um pouco mais “normal”.

RETORNO DE CATAMARÃ

Como eu fui até a Isla Saona de lancha rápida, o retorno foi feito de catamarã. O retorno de catamarã é naturalmente mais lento, e achei que seria cansativo. Mas, apesar do cansaço acumulado do dia todo, quando a música começou a tocar, as pessoas se animaram. Nessa altura, todo mundo já está mais entrosado, o que tornou o passeio de cerca de 1 hora ainda mais divertido.

O mais legal desse passeio, além do visual incrível, é essa interação multicultural que rola entre as pessoas. No começo (do dia) está todo mundo tímido e cheio de expectativas. Conforme o tempo vai passando, as pessoas começam a conversar e se conhecer. Cada um é de um lugar diferente, com histórias diferentes. Minha dica é, aproveite a viagem a Isla Saona em todos os sentidos. Aprecie a beleza da ilha, mas aproveite também as pessoas que te acompanham até lá.