O que fazer em João Pessoa

João Pessoa também é conhecida como “Porta do Sol”, pois é lá onde temos o ponto mais extremo ao leste das Américas: a Ponta dos Seixas. Isso faz com ela seja conhecida como a cidade “onde o sol nasce primeiro”. Trata-se de uma verdadeira joia do Nordeste. Confesso que sou bastante suspeita para falar, afinal, sou uma Paraibana convicta e amo a terra que nasci.

Mas basta uma pesquisa rápida pelo Google para você perceber que João Pessoa merece esse título. Reconhecida como a segunda cidade mais verde do mundo e a primeira mais verde do Brasil, pela ONU na ECO-92; João Pessoa encanta até mesmo o mais exigente viajante, com toda sua exuberante beleza natural e a organização da cidade.

HISTÓRIA

Fundada em 1585 pelos colonizadores portugueses com o nome de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves. Em 1634 passou a chamar-se Frederikstad após a conquista da região pela Holanda, que durou até 1654. Após a saída dos holandeses, a cidade passou a ser chamada de Parahyba do Norte. Foi somente em 1930 que ela passou a se chamar João Pessoa, como conhecemos hoje. O nome é em homenagem ao político de mesmo nome, então governador da Paraíba e candidato a vice-presidente, que fora assassinado naquele ano.

João Pessoa é considerada a terceira cidade mais antiga do Brasil, possuindo um vasto centro histórico, tombado pelo IPHAN desde 2007. Apesar de ser tão grande quanto o centro histórico de Olinda, sendo bastante honesta, não é nem de longe tão bonito, pois carece de conservação e restauração.

COMO CHEGAR

Se você está partindo de São Paulo, sem sombra de dúvidas a melhor maneira para chegar em João Pessoa é de avião. O aeroporto Presidente Castro Pinto fica a apenas 7,5km da capital e 22km  da Praia de Tambaú.

Para se locomover, recomendamos o aluguel de um carro, facilitará muito para conhecer praias mais distantes, quer seja ao norte ou ao sul da Paraíba.

Dica: normalmente a passagem diretamente para João Pessoa é mais cara. Você pode optar por comprar sua passagem até Recife, e de lá ir de carro até João Pessoa. São menos de 2 horas de viagem e você ainda curte praias lindíssimas no caminho.

Circulando em João Pessoa

Apesar de ser uma cidade pequena, você provavelmente irá percorrer longas distâncias para conseguir aproveitar todas as praias do estado. Sim, João Pessoa é uma cidade base, a partir da qual você faz uma expedição de norte a sul do estado. Uma opção é contratar um serviço de turismo. A outra, é alugar um carro. Testamos dos dois jeitos e contamos nosso relato mais a frente.

ONDE FICAR

Uma das vantagens de viajar para João Pessoa sem dúvida é o preço dos hotéis. Apesar de não ter aqueles hotéis estilo resorts com uma mega estrutura, você encontra boas opções com ótimos preços por aqui. Recomendo você ficar entre as praias de Tambaú ou Cabo Branco, pois são localizações estratégicas principalmente para a noite.

Escolhemos o Nord Luxxor Cabo Branco e achei o custo-benefício dele muito bom.

O QUE FAZER EM JOÃO PESSOA

Praias

Se você observar o mapa da Paraíba, irá perceber que o litoral daqui não é tão grande. Contando com apenas 154 km de extensão e 55 praias. Desse montante, apenas 37 km estão no município de João Pessoa propriamente dito. Com isso, fica fácil conhecer toda extensão litorânea da Paraíba. Abaixo deixo uma lista das principais e mais lindas praias tanto de João Pessoa, quanto do litoral mais ao norte e ao sul do estado.

Praia de Tambaú

Tambaú é uma das praias urbanas mais famosas de João Pessoa. Daqui parte o passeio que leva as Piscinas Naturais dos Seixas. É também aqui que fica um dos cartões postais mais famosos da cidade: o desativado hotel tambaú.

Uma particularidade para quem quer curtir a praia, é que por aqui você precisa alugar tanto as cadeiras, quanto o guarda-sol. Os quiosques não podem oferecer este serviço de graça como normalmente vemos em outros lugares.

Para pedir algo dos quiosques, o que temos por aqui são garçons autônomos que prestam serviço para o turista, fazendo o “leva-e-traz” pelos 10% de taxa de serviço. Desse modo, o turista não fica limitado a um único local de compra. Você diz o que quer, e o garçom vai atrás.

Praia de Cabo Branco

Cabo Branco fica na continuação de Tambaú, numa distância que você consegue percorrer tranquilamente a pé. Sua orla é igualmente movimentada tanto de dia, quanto a noite. Apesar de ambas serem praias urbanas, suas águas são extremamente limpas. A noite gostei mais daqui do que de Tambaú. Achei o movimento mais agradável e para comer, com mais opções além dos quiosques da praia.

Praias do Litoral Sul

As praias do litoral sul da Paraíba estão entre as mais famosas do estado. Por aqui encontramos melhores serviços para o turista, com quiosques muito bem estruturados a beira-mar. Podemos dividir o litoral sul em basicamente duas cidades principais: Conde, que conhecemos com passeio de Buggy; e Pitimbu, que detém uma das melhores praias da Paraíba: Praia Bela.

Leia mais sobre o Litoral Sul da Paraíba em:

Desbravando o litoral sul da Paraíba de Buggy

Praias do Litoral Norte

As praias do litoral norte, de maneira geral, são mais rústicas e desertas. Com isso, não temos muitas opções de lugares para comer, além de uma culinária mais restrita a peixes e frutos do mar. Aqui também podemos dividir o litoral norte em duas cidades principais: Cabedelo, que de tão junta e misturada com João Pessoa você quase nem percebe que mudou de município; e Lucena.

É em Lucena que encontramos visuais realmente paradisíacos, uma natureza completamente rústica, que parece inalterada. Para chegar aqui, será necessário pegar uma balsa.

Lucena é como uma vila de pescadores. É um diamante bruto, com natureza quase selvagem e visuais de tirar o fôlego. Você anda quilômetros pela praia e não encontra ninguém. Naturalmente, a oferta de quiosque é praticamente inexistente. Mas não se deixe abater por isso, pois o visual daqui compensa tudo. Quando fui o dia não estava dos melhores, e mesmo assim fiquei completamente encantada.

Passeio as Piscinas Naturais do Seixas ou Picãozinho

Aqui quero começar por uma dica importante: não deixe de fazer o mergulho. Caso não consiga fazer por alguma razão, garanta um snorkel ou, no mínimo, um óculos de natação.

E falo isso pela minha própria experiência. Não fiz nada disso e no fim achei o passeio bem sem graça. Ou melhor dizendo, abaixo das expectativas, afinal, não consegui ver nada além de manchas no mar que eu sabia serem os corais.

Passeio até a Ilha de Areia Vermelha

Antes de viajar eu estava com muita dúvida em relação a este passeio. Não haveria tempo suficiente no meu roteiro para incluí-lo e acabei deixando-o de fora. No fim, me arrependi. Normalmente, quando viajo para um destino sinto uma baita necessidade de explorá-lo o máximo possível. Tanto que dificilmente eu viajo fazendo um “tourzão” por várias cidades. Prefiro explorar BEM uma do que conhecer superficialmente muitas.

Então, é certo que pretendo voltar a João Pessoa e terminar de explorar o que não consegui, incluindo esse passeio. E apesar de não tê-lo feito, não queria deixá-lo de fora da sua lista. A ilha, na realidade, é um banco de areia com cerca de 2 quilômetros, que se forma quando a maré está baixa. No seu arredor, formam-se piscinas naturais, com corais e peixes.

Pôr do Sol na Praia do Jacaré

Sabe aquela máxima “não deixe para fazer amanhã o que se pode fazer hoje”? Pois é. Naquele dia de sol maravilhoso, resolvi ir no Farol de Cabo Branco e deixei para ver o pôr do sol aqui no dia seguinte. Voltando do farol, vi um sol magnânimo, gigantesco, esplêndido…. de dentro do meu carro.

No dia seguinte, estava empolgada para ver aquele mesmo sol se pondo ao fundo do mar e ao som do Jurandy do Sax em sua pequena canoa. Infelizmente me restou só frustração, pois nesse dia o tempo amanheceu feio, nublado e assim ficou até meu último dia de  viagem. No fim perdi um dos pôr do sol mais lindos do Brasil.

Apenas para título de curiosidade, deixo abaixo uma foto aleatória que peguei no TripAdvisor, apenas para ilustrar minha expectativa e o tamanho da frustração.

Centro Histórico

Sendo bastante honesta, achei o centro histórico de João Pessoa um tanto sem graça. TALVEZ se contratar um serviço guiado, com explicações sobre as construções se torne um pouco mais interessante. Mas eu visitei João Pessoa e Olinda em uma mesma viagem. Depois de conhecer o incrível centro histórico de Olinda, acho que minha percepção pode ter ficado um pouco prejudicada também. Enfim, deixo aqui como referência, mas se realmente for, recomendo fortemente procurar um serviço de guia.

Farol de Cabo Branco e Bosque dos Sonhos

Localizado bem no final da Praia de Cabo Branco, o Farol confere uma imponente construção. Você pode ouvir que o local simboliza o ponto mais extremo ao leste das Américas, mas na realidade, esse ponto fica cerca de 800 metros adiante, na Ponta dos Seixas.

Mesmo não sendo o ponto mais extremo, vale apena a visita ao farol e também ao Bosque dos Sonhos, que fica anexo a ele.

A entrada no bosque é gratuita, porém o estacionamento (que serve tanto para o bosque, quanto para o farol) é pago.

Feirinha de Tambaú

Muito famosa em João Pessoa, a feirinha de Tambaú oferece várias opções de lojas que vendem desde artesanato, até roupas e comida. Particularmente gosto de comprar doces típicos da região nordestina, principalmente cocada. Tem uma loja que fica logo na lateral da feira que vende de tudo um pouco. Vale apena a visita.

Sobre a feirinha em si, acredito que seja bem particular. Pessoalmente não liguei tanto e não faria questão. Mas como não sou uma pessoa noturna, gosto de jantar cedo e voltar para o hotel, acabo matando o tempo nesse tipo de passeio. Uma alternativa que até gostei mais foi passear pela orla de Cabo Branco (que particularmente achei melhor que a de Tambaú) e visitar um centro gastronômico (leia-se food truck) que tem por lá.

ONDE COMER

O que não falta por aqui são boas opções de comida. Se você é do tipo que gosta de comida de rua, pode ir até o Centro Gastronômico de Cabo Branco. Lá você encontrará diversos “food truck” com variados tipos de comida. Achei o ambiente bem agradável. Também gostei muito da pizza do Vignoli. Mas é uma questão bem particular. A pizza daqui é BEM fininha e crocante (para se comer com a mão). Eu gosto. Outra opção muito boa é o Bar do Cuscuz. Eu diria que é um “must go” de João Pessoa. Por aqui você vai encontrar comidas típicas e a melhor carne de sol que já comi na vida.

QUANTOS DIAS E ROTEIRO DIA A DIA

A quantidade mínima que recomendo de dias completos em João Pessoa são 4. Sendo, 2 dias para conhecer o litoral sul. 1 dia para conhecer o litoral norte. 1 dia para passeio a uma piscina natural de manhã e curtir os atrativos da cidade a tarde.

Dia 1: Passeio de Buggy pela costa do conde, no litoral sul da Paraíba.

Dia 2: Alugue um carro e termine de conhecer o litoral sul da Paraíba, no município de Pitimbu. Vá até a Praia Bela, que está a 1h de carro de João Pessoa e aproveite uma das melhores praias do estado. Aproveite e conheça também a praia de Carapibus e o santuário das tartarugas.

Dia 3: Hora de conhecer o litoral norte. Nós fizemos esse passeio de carro, mas olhando para trás, de buggy teria sido bem mais legal. Comece pela Praia de cabedelo e siga em frente. Você irá passar por várias praias, como Praia de Intermares, Ponta da Campina, Praia do Poço, Praia de Camboinha e Dique de Cabedelo. Pegue a balsa e vá até Lucena, onde você poderá explorar praias desertas e paradisíacas.

Dia 4: Piscina Natural dos Seixas de manhã. A tarde aproveite para conhecer as praias urbanas de Tambaú e Cabo Branco. Outra opção é conhecer o Farol de Cabo Branco e o Bosque dos Sonhos. Uma terceira opção seria ir até a Praia do Jacaré e contemplar um dos pôr do sol mais lindos do Brasil.

E se tiver mais dias…

Se você tiver mais tempo a sua disposição, pode quebrar o litoral norte em 2 dias e explorá-lo com mais calma. Fazer o passeio até a Ilha de Areia Vermelha. Conhecer o centro histórico de João Pessoa e passear no Parque Sólon de Lucena.

Posts Relacionados

Tudo sobre o Vale Sagrado dos Incas, no Peru

Paranapiacaba: uma charmosa vila inglesa em São Paulo

Guararema – Roteiro para um bate-volta

Inscreva-se
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments