Passeio de barco: conhecendo Recife sobre as águas!

Uma curiosidade interessante que descobri assim que cheguei em Recife, é que a cidade é conhecida popularmente como “a Veneza Brasileira”. A princípio pode parecer exagero para quem não conhece, mas a cidade é basicamente composta por três ilhas, que são cortadas pelo Rio Capibaribe, e interligadas por várias pontes.

PASSEIO DE BARCO POR RECIFE

Estive em Recife por apenas dois dias inteiros e sabia que um deles seria destinado a conhecer Olinda. Com isso, tinha apenas um dia pra conhecer Recife, o que na prática é impossível. Optei por conhecê-la de um jeito diferente: através de um passeio de barco. Afinal, se ir ao ir a Veneza é mandatório um passeio de gôndola, em Recife não seria diferente.

O passeio de barco por Recife percorre o Rio Capibaribe, passando por baixo de 5 tradicionais pontes, e alguns dos principais monumentos da cidade. Durante o passeio, um guia vai falando sobre as histórias e curiosidades de Recife.

Pontes

Observem essas pontes ai abaixo. Observou? Agora imagina passar de barco por baixo delas. Gente, é sério, na primeira ponte as pessoas do barco gritaram, pois parecia muito que iria bater. Algumas eram tão baixas que precisamos praticamente nos deixar no barco para não bater a cabeça. Vale uma ressalta que fomos numa época que estava chovendo MUITO em Recife, isso talvez tenha elevado o nível do rio.

Uma curiosidade interessante é passamos por baixo da Ponte Maurício de Nassau, inaugurada em 1643 e a mais antiga ponte de grande porte da América Latina.

Parque das Esculturas Francisco Brennand

Francisco Brennand foi um artista plástico brasileiro, e autor de dois importantes espaços culturais de Recife: Oficina Cerâmica Francisco Brennand e o Parque das Esculturas Francisco Brennand. No passeio de barco temos o privilégio de conhecer o parque das esculturas, com uma visão privilegiada que somente indo pelo rio poderíamos ter.

Monumentos Históricos de Recife

Recife foi fundada em 1537 e por lá muita história se decorreu. Então, é natural que haja muitos monumentos históricos espalhados, alguns em estado de preservação melhor, outros nem tanto.

Casarios da Rua Aurora

Uma das ruas mais famosas de Recife é a Rua Aurora, devido a presença de vários casarios como esse da foto, todos coloridos. Vale salientar que nem todos estão em tão bom estado como estes.


INFORMAÇÕES GERAIS

O passeio de barco tem saídas diárias, e é necessário comprar ingresso diretamente com a Catamaran Tours. Com saídas diárias em diversos horários, fique atento porque somente os horários das 11h e 16h oferece visitação ao Parque das Esculturas de Francisco Brennand.

Com duração aproximada de 1 hora, o ingresso custa em média, 70 reais adulto e 35 crianças de 6 a 10 anos. Crianças de até 5 anos não pagam. Note que após a compra do ingresso pelo site, é necessário entrar em contato com eles pelo WhatsApp para confirmar a reserva. O embarque é feito no Restaurante Catamaran, com estacionamento gratuito.


CONSIDERAÇÕES FINAIS: VALE A PENA FAZER O PASSEIO?

A resposta é um claro e alto SIM. Mesmo que você tenha mais tempo para conhecer Recife por vias terrestres com calma, o passeio de barco proporciona uma experiência e uma visão diferente da cidade.

Posts Relacionados

Paranapiacaba: uma charmosa vila inglesa em São Paulo

Guararema – Roteiro para um bate-volta

Guia completo para conhecer e se encantar pela Serra Gaúcha!

Inscreva-se
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments