Cajón Del Maipo, Embalse El Yeso e Termas: um tour completo

Muitas pessoas confundem Cajón Del Maipo com Embalse El Yeso, porém são coisas diferentes. Cajón Del Maipo é o nome da região montanhosa e possui diversos atrativos para contato com a natureza, sendo talvez o Embalse El Yeso o mais famoso deles.

CAJÓN DEL MAIPO

É comum você encontrar 3 opções de tour para esse passeio: Cajón Del Maipo + Embalse El Yeso, Cajón Del Maipo + Termas de Colina, e o combinado entre ambos que é Cajón Del Maipo + Embalse El Yeso + Termas de Colina em um único dia. Então, na hora de escolher é bom não confundir.

Eu sei, falando assim parece muito óbvio que a melhor opção é escolher o combinado. Afinal, a ideia de tomar um banho relaxante com águas vulcânicas quentinhas no meio das montanhas e ainda curtir um picnic contemplando uma das paisagens mais lindas da vida no Embalse El Yeso, é simplesmente tentadora.

Mas antes que você decida alguma coisa, quero fazer um alerta aqui. Cajón Del Maipo é grande. Muito grande. E as estradas que levam de um lugar a outro não são das melhores. Só para se ter ideia, do centro de Santiago até o Embalse El Yeso são aproximadamente 2h30 de carro. Do Embalse até as Termas de Colina são quase 2 horas. Dito isso, é importante se ter em mente que a ideia de “aproveitar o caminho” não é 100% verdadeira, embora aproveite-se sim bastante coisa.

Roteiro de cada tour

De maneira geral, quase todas as agências que oferecem o passeio a Cajón Del Maipo fazem a mesma rota.  Independente do roteiro que você escolher, algo em comum que todos eles terão é aquele tradicional pinga-pinga de hotéis no início e no fim. O tempo previsto de saída e retorno é praticamente o mesmo, logo você já pode deduzir que se escolher a terceira opção, ela será naturalmente mais corrida que as demais (leia-se, menos tempo em cada atrativo).

• Opção 1: Cajón Del Maipo + Embalse El Yeso
    • Parada para café da manhã: geralmente não está incluso no passeio e custa BEM caro.
    • Embalse El Yeso
    • Vulcão São José Del Maipo
    • Termas de Colina
    • Casa do Chocolate

Note que tem muita coisa repetida nos passeios, então, apesar da correria que fica, se você quer muito fazer Embalse El Yeso e Termas de Colina, sigo achando que a opção 3 ainda é a melhor.

Inverno ou Verão

É importante ter em mente que dependendo da estação do ano que você for, irá encontrar cenários completamente diferentes em Cajón Del Maipo. O Embalse El Yeso, por exemplo, entre o Outono e Inverno, o lago fica azul. E especificamente no inverno, as montanhas estarão totalmente cobertas de neve. Já no verão, o lago adquiri um tom de verde maravilhoso.

As Termas de Colina, a paisagem muda menos, mas não são todas as agências que realizam esse passeio no inverno. Não só pelo frio na montanha, onde algumas pessoas já passaram mal com o choque de temperatura da água quente versus o ambiente externo extremamente gelado. Mas também por causa da neve nas estradas que por si só, já são bastante precárias.

Embalse El Yeso

O Embalse El Yeso é um lago artificial (leia-se represa), que serve para abastecer a cidade de Santiago. Sim meus caros, também fiquei chocada quando descobri esse fato. Mas apesar de artificial, continua sendo um lugar de beleza ímpar para se visitar. Como eu disse, o intuito de sua construção foi para abastecer a cidade de Santiago e seu uso turístico ocorreu de maneira involuntária.

E como o lugar não foi preparado para receber turistas, é bem comum o governo fechar o acesso sempre que identifica algum possível risco. Em junho de 2019, por exemplo, duas crianças brasileiras morreram após serem atingidas por pedras que se desprenderam da montanha. Após o ocorrido, o governo chileno tem adotado medidas de restrição mais rígidas, visando a segurança dos turistas.

Termas de Colina

Quando decidi ir para Santiago, um dos primeiros passeios que eu tive certeza de querer fazer foi um banho termal nas montanhas. Era algo que eu nunca tinha feito na vida e uma vez vi uma foto de algo nesse estilo, nem lembro onde, mas a imagem ficou marcada na minha memória. Então era imprescindível para mim esse passeio estar incluído no meu roteiro. Normalmente quando estamos com uma expectativa alta em algo, existe uma tendência de nos decepcionarmos. Fico muito feliz em dizer que esse não foi o caso.

As termas são lindas, quentes e deliciosamente relaxantes. Eu simplesmente passaria o dia inteiro ali. São no total 9 piscinas naturalmente aquecidas. A temperatura varia de 25°C a 55°C. Ela aumenta conforme vai subindo as piscinas. Ou seja, a primeira (de baixo para cima) é mais “fria” e a última é mais quente. Em algumas piscinas existe uma lama com uma textura bem esquisita que é MUITO difícil de tirar. Então fique esperto caso decida sair passando lama no corpo todo.

Vamos alinhar as expectativas?

Um ponto importante para se ter em mente é que a infraestrutura das termas não é das melhores. Existe um banheiro, com espaços com chuveiros BEM comunitários. Trata-se de um chuveiro ao lado do outro, sem qualquer tipo de divisória com água gelada (mas estranhamente quando você sai das termas e entra na água gelada, até que não sofre tanto). O chuveiro em si é bem precário, com um fluxo de água mirrado. E antes que você pense em pular essa “chuveirada”, ela é importante pois as águas das piscinas tem um cheiro forte. Outro ponto que pode ser desconfortável para algumas pessoas é na hora de trocar de roupa. Rola naquele espaço meio molhado com todo mundo junto e misturado.

Outros atrativos e paisagens de Cajón Del Maipo

Cajón Del Maipo é uma região riquíssima e além de Embalse El Yeso e as Termas de Colina, temos por aqui tirolesa, trekking até as geleiras de São Francisco e de El Morado, cavalgadas e rafting no rio Maipo. O caminho até o Embalse El Yeso é relativamente sem graça, mas o que nos leva até as termas é simplesmente LINDO.

Vimos desde paisagens de tirar o fôlego, até uma geleira no alto da montanha. A única visível assim, da estrada. Confira abaixo algumas imagens, só para ficar na vontade.

Como se vestir e o que levar para esse passeio

Itens básicos:

• Tênis
  • Roupa confortável, pois irá ficar um tempo considerável dentro da van
  • Lanches para comer ao longo do dia (muito importante)
  • Dinheiro ou cartão
  • Câmera
  • Carregador portátil
  • Óculos de sol
  • Protetor solar

Se você escolheu alguma opção que inclua os banhos termais é imprescindível que leve:

• Roupa de banho
  • Chinelo
  • Toalha

Dica: caso esteja em mais de uma pessoa (sexos diferentes) e vá compartilhar a mesma mochila, leve um saquinho para que quando for tomar banho, um não precise ficar esperando pelo outro (não haverá tempo para isso), e também evitar sair com seus pertences pessoais na mão, sem ter onde deixar no banheiro todo molhado e com espaços comunitários.

Minha experiência com o tour combinado

Eu decidi fazer o tour combinado de Cajón Del Maipo com Embalse El Yeso + Termas de Colina não por falta de tempo, mas porque me pareceu muito mais eficiente dessa forma. Eu fechei o passeio com o Renato, do insta Explora Chile. Não tenho o que reclamar do atendimento dele, simplesmente MARAVILHOSO. Me deu muita assistência antes e durante a viagem. O passeio em si foi realizado pela Smart Tour.

Agora senta que lá vem história…

Começo dizendo que talvez eu simplesmente tive muito azar. Sim, pois conheci outras pessoas que fizeram o mesmo tour no dia seguinte e deu tudo certo. Mas voltando para minha experiência. Primeiro, como as estradas são ruins, esse passeio normalmente é realizado por van. Aparentemente, no dia anterior uma van teve problema e a empresa teve a brilhante ideia de juntar dois grupos de passeio em um. Então fizemos em um ônibus com 30 pessoas, sem nenhum carro de apoio para buscar as pessoas nos hotéis. Isso mesmo. O dobro de pinga-pinga. Só aí já pode imaginar que demorou bem mais do que o esperado até finalmente conseguirmos sair de Santiago e rumar ao nosso destino.

Com um grupo tão grande, é natural que tudo demore mais. E a guia (que foi simplesmente maravilhosa o tempo todo), nos levou primeiro as termas. Tivemos um tempo um pouco mais restrito nas piscinas, apenas 1 hora e já precisamos sair rumo ao embalse. Nessa altura, já passava das 13h ou 14h. O caminho até o embalse foi tumultuado, e em um trecho ouvimos um barulho enorme no ônibus, que parecia ter quebrado. Ficamos um tempo parados e depois retomamos viagem. Ao chegar no embalse, com o sol já quase se pondo, não nos deixaram entrar pois estávamos de ônibus. Apenas carros menores estavam passando. Resultado: fomos a pé apenas até o começo do lago.

Esse “a pé” pode parecer nada de mais, mas imagine uma caminhada de cerca de 1km numa estrada de terra, com carros passando o tempo todo e levantando MUITO pó. Mas isso não teria sido um problema se tivéssemos vivenciado a experiência completa. O problema é que vimos o embalse só daquele ponto e pronto. Pelas fotos que já vi na internet, existe uma “prainha” linda, além de um mirante arrebatador.

Então veja, além de ter um tempo reduzido nas termas, não consegui ver o Embalse El Yeso em toda sua glória. Não consigo descrever o tamanho da minha frustração nesse sentido. Tivemos o picnic acredito que passava das 19h, e nessa altura estávamos com muita fome. Felizmente a guia nos levou a casa de um casal de idosos que vendiam empanadas deliciosas ali na região. Foi o que nos salvou.

Por fim, ficamos sem conhecer a casa de chocolate. Eu sei, parece o menor dos problemas, mas eu paguei por isso e queria muito ter ido. Trata-se de uma casinha linda, que ganhou fama por lembrar a casa de doces do conto de fadas de João e Maria. Eu simplesmente queria ir.

De volta a Santiago, ficamos o que pareceu um tempo infinito no pinga-pinga de hotéis até finalmente chegar no nosso, passando das 22h.

Ressalto que a Smart Tour devolveu uma parte do valor pago, mas infelizmente isso não paga minha experiência frustrada com esse passeio.