O que fazer em Águas Calientes

Águas Calientes, também conhecida como Machu Picchu Pueblo, é o principal local de parada antes de prosseguirmos para a cidade perdida dos incas, Machu Picchu.

Localizada aos pés do Rio Urubamba, a pequena cidade está repleta de hotéis e restaurantes. Muitos turistas, que possuem como destino final Machu Picchu, pernoitam em Águas Calientes para garantir o ingresso no primeiro horário e assim, assistir o espetacular nascer do sol sob uma das montanhas mais famosas do mundo.

COMO CHEGAR

Existem apenas duas maneiras de se chegar a Águas Calientes: de trem ou a pé. Para quem deseja viajar de trem, existem duas companhias que faz o trajeto: Peru-Rail e Inca-Rail. Ambas as companhias são similares em termos de conforto e preço. O que muda, basicamente, são os horários. Se optar por esse caminho, compre as passagens com antecedência, pois os melhores horários costumam esgotar cedo.

O QUE FAZER EM ÁGUAS CALIENTES

Águas Calientes é bem pequena e ideal para ser percorrida a pé. Como tudo é bem próximo, programe para conhecê-la de acordo com o tempo que tem disponível durante sua passagem por aqui. Justamente por ser pequena, Águas Calientes é ideal para um PIT STOP antes de Machu Picchu. Não é necessário reservar um dia inteiro para ficar aqui, mas recomendo a pernoite para que possa conhecer Machu Picchu de manhã cedo, antes de toda “muvuca”.

Leia também:

Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas!

Plaza Manco Capac e arredores

A Manco Mapac é a principal praça de Águas Calientes. Localizada no “centrinho” da cidade, é aqui que fica a maior parte dos hotéis, restaurantes e pessoas em circulação.

 

Mercado de Artesanato

Trata-se de um enorme mercado “a céu aberto” localizado bem próximo a estação de trem de Águas Calientes. São diversas barracas que vedem produtos característicos do Peru. Os preços são significativamente maiores que os mercados de Cusco.

Banhos Termais

A estância de águas termais de Águas Calientes é formada por piscinas de águas termais, com temperaturas que variam entre 38°C e 46°C. As águas, que vem das montanhas, são medicinais e recomendadas para tratamento de doenças de pele, artrite etc. O local é acessível através de uma caminhada de cerca de 15 minutos, a partir da praça principal.

O horário de funcionamento é das 5h às 20h e o acesso as piscinas custa 20 soles.

Jardins de Mandor

Os Jardins de Mandor é uma reserva ecológica localizada numa propriedade particular. A reserva está aberta todos os dias para visitação, e a entrada custa 10 soles. Para chegar, é necessário uma pequena caminhada de 4 km ao lado da linha férrea. Trata-se de uma relaxante caminhada de cerca de 1 hora, por um caminho plano, sem grandes obstáculos.

Museu Manuel Chávez Ballón

Diferente dos muitos museus de Cusco, o Chavez Ballon conta a rica história da descoberta de Machu Picchu, através das escavações e métodos da construção inca. O museu está localização a cerca de 20 minutos de Águas Calientes.

ONDE FICAR

Existem muitas opções de hospedagem em Águas Calientes, para todos os bolsos. Depois de ponderar um pouco, optei pelo Tierra Viva por uma questão de segurança. O hotel fica na mesma rua que partem os ônibus para Machu Picchu, e eu não queria arriscar (nem um pouquinho que seja) me perder e atrasar nem mesmo 5 minutos.

O hotel em si é confortável, com funcionários atenciosos. O café da manhã foi um dos mais saborosos da viagem, e foi servido de madrugada, de modo que quem fosse pegar o ônibus das 5:30 (meu caso), pudesse comer também.

ONDE COMER

Águas Calientes está repleto de restaurantes pelo centro. Os preços, de maneira geral, são mais salgados que Cusco. Mas caminhando “para fora do centrinho”, é possível encontrar em meio as ruelas, vários restaurantes bons com preço mais acessível.

Posts Relacionados

Tudo sobre o Vale Sagrado dos Incas, no Peru

Paranapiacaba: uma charmosa vila inglesa em São Paulo

Guararema – Roteiro para um bate-volta

Inscreva-se
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments