O que fazer em Santo Antônio do Pinhal

Santo Antônio do Pinhal é um daqueles lugares cheios de charme, mas que são ofuscados por seu vizinho famoso. Estando a menos de 20 km de distancia de Campos do Jordão, muita gente acaba não considerando Santo Antônio do Pinhal como opção.

Hoje queremos mostrar para vocês todos os encantos que esse lugar maravilhoso oferece. Desde um bate-volta até um fim de semana em meio as montanhas.

COMO CHEGAR

A melhor maneira de chegar em Santo Antônio do Pinhal é de carro. Pois, mesmo que opte por outro meio de transporte, você sentirá falta do carro para se locomover entre os atrativos da cidade. Localizada a cerca de 170 km de São Paulo, o percurso inteiro leva cerca de 2 horas. O acesso a cidade é feito pelas vias Rodovia Presidente Dutra ou pela Rodovia Ayrton Senna.

QUANDO IR

Parte do charme de Santo Antônio do Pinhal está em curtir o frio. Mas apesar do inverno ser a melhor época, é possível conhecer a cidade em qualquer estação do ano. Se optar por fazer apenas um bate-volta, independente do clima, a cidade não irá te decepcionar. Mas se resolver passar o fim de semana por lá, opte por um dia frio e hospede-se nas montanhas. Eu ainda não me hospedei por lá, mas quando fui fiquei encantada pela Pousada do Cedro. Já decidi que terei que passar um fim de semana por lá no próximo inverno.

O QUE FAZER EM SANTO ANTÔNIO DO PINHAL

Parte das atrações da cidade encontram-se no centro, e é possível percorrê-las a pé. Minha primeira sugestão é chegar cedo a cidade, estacionar o carro, e percorrer sem pressa as ruas do centro. Abaixo, seguem os principais atrativos, todos a uma curta distância a pé um dos outros.

Igreja São Benedito

Construída no final do século 19, a Igreja São Benedito está localizada no centro de Santo Antônio do Pinhal, e ostenta uma das mais belas vistas da cidade. A Igreja tem traços da arquitetura barroca em sua estrutura e em seu interior. Ela é palco de uma das mais tradicionais festas religiosas da cidade, a festa de São Benedito, que acontece anualmente no mês de abril.

Igreja Matriz

A Igreja Matriz começou a ser construída em 1811, quando Santo Antônio do Pinhal era apenas um pequeno vilarejo na rota dos tropeiros que cruzavam o Estado de São Paulo em direção a Minas Gerais.

Praça Boulevard Araucária

Mirante do Cruzeiro

O Mirante do Cruzeiro, não faz muito jus ao nome. A vista que o mirante oferece da cidade é bem fraca. Mas a base do mirante em si é bem bonita e o processo para se chegar até lá (caminhada) é gostoso.

Praça do Artesão

Quando cheguei nessa praça minha primeira sensação é a de que estava no local errado. Achei que era alguma praça japonesa, por causa do seu estilo.

Estação Eugênio Lefèvre

Um dos lugares mais bonitos de Santo Antônio do Pinhal, a Estação de Trem Eugênio Lefévre, encontra-se um pouco mais distante do centro. A estação em si é linda e por si só já justifica a visita. De lá, partem os bondinhos turísticos com destino a Campos do Jordão.

Inaugurada em 1919, a estação Eugênio Lefévre é uma verdadeira relíquia da história ferroviária do país. Conhecida também como Estação do Bondinho, atualmente parte dali uma linha de 19 km entre as estâncias de Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão.

Mirante Nossa Senhora da Auxiliadora

Localizado a uma curta caminhada a partir da Estação de Trem Eugênio Lefévre (pelos trilhos das fotos acima), o mirante oferece uma vista linda do Vale do Paraíba.

Pico Agudo

Principal atração de Santo Antônio do Pinhal, o Pico Agudo possui cerca de 1700 metros de altitude. Nesse bate-volta que fiz, precisei subir nele duas vezes. Estava uma neblina fortíssima e quando achei que havia diminuído um pouco, decidi subir a montanha pela primeira vez. Resultado: não deu para ver absolutamente nada. Nem preciso dizer o tamanho da minha frustração, né?

Logo após o almoço o tempo abriu um pouco e o sol apareceu. Olhamos em direção a montanha do Pico Agudo e parecia tudo limpo. Não pensamos duas vezes. Pegamos o carro e subimos correndo novamente. Nessa vez fomos recompensados pela vista INCRÍVEL que o pico oferece.

 

O Pico Agudo é o único pico de altitude na América Latina que proporciona uma vista de 360°, avistando desde a pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí, até o Vale do Paraíba, onde, a olho nu, em dias claros, se avista desde São José dos Campos até a Basílica de Aparecida. É considerado um principais locais para a prática de voo livre no Estado, tanto de parapente como de asa delta.

O melhor desse passeio é que ele pode ser todinho percorrido por carro. A estrada é muito boa, e nos trechos mais íngremes, ela é asfaltada, o que torna a subida simples até para um carro 1.0.

Ecco Parque Jardim dos Pinhais

O Ecco Parque Jardim dos Pinhais é o primeiro parque de jardins temáticos do Brasil. O lugar é absolutamente lindo. Trata-se de um imenso jardim gigante, montado artificialmente e inspirados e divididos em vários temas.

Leia mais:

Ecco Parque Jardim dos Pinhais

ONDE COMER

Restaurante e Pesqueiro Arco-Íris

Parte atração, parte restaurante. Quando comecei a pesquisar sobre Santo Antônio do Pinhal, fiquei em dúvida se deveria conhecer este lugar. No fim essa foi uma grata surpresa.

Esse restaurante é um dos mais incríveis que já conheci. Não tanto pela comida, que apesar de saborosa não é nada comparada ao cenário. São três ambientes que você pode escolher almoçar. 1 – salão dentro do restaurante, que apesar de requintado não é tão charmoso quanto as outras duas. 2 – no deck que fica em frente ao lago. 3 – varanda que fica em frente a cachoeira. Escolhemos a terceira opção e não poderia ter sido melhor. Comer com barulho da cachoeira é extremamente relaxante.

DICA DE HOSPEDAGEM

Pousada Villa Campestre

Como mencionei antes, Santo Antônio do Pinhal é uma cidade perfeita para curtir o frio. E para acrescentar ainda mais charme no seu tempo por aqui, vale apena investir um pouco mais numa pousada na montanha. A Pousada Villa Campestre é uma excelente opção para curtir o visual e o frio da montanha e com um preço bem justo. Ela está um pouco mais afastada do centro e você vai precisar de carro para se locomover. A pousada em si é um charme e recomendo o Chalé Master, que está localizado no ponto mais alto da pousada, e possui hidro dupla com vista para montanha.

Posts Relacionados

Taipu de Fora: um paraíso escondido na Bahia

Tudo sobre o Vale Sagrado dos Incas, no Peru

Paranapiacaba: uma charmosa vila inglesa em São Paulo

Inscreva-se
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments