O Ecco Parque Jardim dos Pinhais é um desses lugares únicos que te surpreendem em meio a uma viagem. Localizado em Santo Antônio do Pinhal, trata-se no primeiro parque de jardins temáticos do Brasil.
São cerca de 82 mil metros quadrados de paisagismo, espalhados por diversos jardins sempre floridos e renovados. Além dos jardins temáticos, existe um restaurante no local.
ECCO PARQUE JARDIM DOS PINHAIS
O circuito de jardins temáticos possui no total 1200 metros de extensão, distribuídos em uma trilha cheia de curvas. Ao longo, são distribuídos oito jardins com diversos temas. Durante todo o percurso somos acompanhados por um guia, que nos explica sobre os jardins.
- Observe que a trilha do Ecco Parque Jardim dos Pinhais é cheia de curvas, passando por diversos jardins, um mais lindo que o outro.
No final do percurso, somos “abandonados” para retornarmos sozinhos, de acordo com o nosso tempo. Respeitando o horário de funcionamento do parque, não há limite de permanência. Desse modo, podemos fazer o retorno com bastante calma, aproveitando cada um dos jardins com tranquilidade.
Jardim das Bolhas
- Jardim das Bolhas
- O Jardim das Bolhas é dos dos cartões portais do parque. Sem dúvida um dos jardins mais bonitos e diferentes do local.
Jardim Desértico
Recria um ambiente árido, com diversas rochas, areia e inúmeros tipos de cactos.
- Jardim Desértico
- Confesso que não fazia ideia de que existiam tantos tipos de cactos, principalmente um que pudesse ser tão grande como esse.
Jardim Japonês
Inspirado nos belíssimos jardins japoneses e sua tradição budista. Seus principais elementos são a água, as pedras e as carpas.
- Jardim Japonês
- Um dos maiores jardins do parque, o jardim transmite muita paz e tranquilidade.
- Particularmente sou suspeita, pois adoro jardins japoneses, então nem preciso dizer que esse foi um dos meus preferidos.
Jardim Montanhês
O jardim montanhês reúne flora nativa da Serra da Mantiqueira. Nesse jardim estava começando a florescer um das minhas flores preferidas, as Hortênsias.
- Jardim Montanhês
- As hortênsias ainda estavam começando a florescer. Acredito que durante a primavera esse jardim deve ser ainda mais bonito.
- Mas ainda consegui me deslumbrar com algumas hortênsias. Lindas não são?
Jardim Tropical
Neste jardim já havia um bosque, onde foram preservados árvores e arbustos, que proporciona uma deliciosa sombra e local para descanso. Aqui também temos a árvore mais brasileira de todas, o Pau Brasil.
- Jardim Tropical
- As árvores altas proporcionam além da sensação paz, uma refrescante sobra para descanso.
- Sabendo disso, o parque nos proporciona um local específico para isso. Poderia ter passado o dia inteiro aqui.
Jardim Sensitivo
O Jardim Sensitivo é o mais simples de todos. Trata-se na realidade de diversas plantas e ervas que utilizamos na nossa culinária tradicional. Uma horta que eu gostaria de ter na minha varanda.
- Jardim Sensitivo
- Uma das coisas mais legais desse jardim, são as lavandas. Estavam lindas e floridas e muito aromáticas.
Jardim Canadense
Um dos jardins mais floridos do parque. O Jardim Canadense é simplesmente lindo. São muitas flores coloridas que transformam a paisagem numa pintura maravilhosa.
- Jardim Canadense
- Pessoalmente tem-se uma ideia mais clara da formação do quadro, proposto pelo jardim. Mas ainda assim, dá para ter uma ideia da composição e do colorido das flores.
Jardim Italiano
Esse jardim tem como proposta mostrar a simetria de muitos jardins europeus. Observe que, não importa o ângulo, o jardim é exatamente igual.
- Jardim Italiano
- Apesar de bonito, esse jardim foi o que me causou menos encanto. Nesse parque descobri que gosto de jardins mais coloridos e floridos.
OUTROS ATRATIVOS
Além dos jardins principais, citados acima, o Ecco Parque Jardim dos Pinhais oferece ainda outros ambientes para deleite do turista. Temos o Gazebo Zen, Jardim do Beija-Flor e Lago das Carpas. Claro que fora os ambientes nominados, os próprios caminhos que levam até esses ambientes são lindos e cheios de charme. A cada curva, uma surpresa diferente, como o Túnel dos Namorados.
Lago das Carpas
- Logo no começo do parque, somos agraciados com um enorme lago cheio de carpas. Uma pequena amostra das belas paisagens que ainda estava por vim.
Jardim do Beija-Flor
- Embora não esteja no roteiro principal, achei o Jardim dos beija flores simplesmente lindo.
Túnel dos Namorados
- Reza a lenda que o casal que passar por este túnel terá um relacionamento feliz. Apesar de não acreditar em lendas, um túnel é um charme.
Gazebo Zen
- No final da trilha temos o Gazebo Zen. Um local feito especialmente para descanso e meditação.
- Um dos lugares que mais inspira paz e tranquilidade do parque. Fiquei um bom tempo descansando aqui, apenas olhando para cima, perdida em pensamentos.
Adicionalmente, além dos jardins temáticos e belíssimas paisagens, temos duas atrações no parque. Um Mini Zoo, com algumas espécies de aves, e um Parque dos Dinossauros. O Parque dos Dinossauros ainda não estava 100% concluído quando visitamos, mas deu para ter uma ideia de como será. Obviamente este não é o foco principal do parque, mas um atrativo extra.
Mini Zoo
- A Fazendinha oferece mostra de vários tipos de aves, principalmente galinhas. Algumas espécies que eu nem sabia que existia.
Parque dos Dinossauros
- Achei a entrada do Parque dos Dinossauros super legal e bem alinhada com a proposta do parque.
Uma falha que identifiquei é que as réplicas dos dinossauros não possuem identificação. Mas isso pode ser pelo fato de que o parque ainda não está concluído. Apesar de achar o assunto fascinante, não sou grande entendida do assunto. Portanto, não me arriscarei identificar as espécies abaixo. Saliento que nem todas as réplicas estavam concluídas e as imagens abaixo são apenas uma mostra.
Passeio de Quadriciclo
Além do circuito a pé pelo parque, é possível fazer passeio de quadriciclo. O passeio não inclui as mesmas paisagens citadas acima. São dois passeios distintos. Este passeio oferece para para contemplação panorâmica da Pedra do Baú.
- Este passeio de quadriciclo só vale apena se você fizer questão de andar de quadriciclo, não pela paisagem em si.
Recomendamos fazer este passeio apenas se for estiver interessada em andar de quadriciclo, mas não pela paisagem por si só. Além do passeio ser caro, em termos de mirante, você não terá visão melhor do que a oferecida pelo Pico Agudo, inclusive da Pedra do Baú.
RESTAURANTE
Como mencionado no começo deste post, anexo ao parque existe um restaurante. Para quem almoça aqui, recebe desconto no ingresso de acesso ao parque temático. Dessa vez não foi nossa opção escolhida para o almoço. Mas enquanto esperávamos pelo horário do próximo tour, aproveitamos para experimentar as sobremesas, que estavam deliciosas. Da próxima vez que visitarmos Santo Antônio do Pinhal, com certeza almoçaremos por aqui.
O restaurante em si é bem bonito e oferece uma vista agradável das montanhas.
- O restaurante é bem bonito e agradável. Oferece um ambiente tranquilo e uma bela paisagem para apreciar enquanto almoça.