A Serra Gaúcha é um dos lugares mais encantadores do Brasil. Nela existe um pouco de tudo: cânions, passeio em trem histórico, belas construções, vinhedos, bons restaurantes e paisagens naturais belíssimas. Não importa qual seu estilo preferido de viagem, a Serra Gaúcha com certeza irá te agradar.
Neste roteiro super completo, iremos conhecer a fundo quatro cidades da Serra Gaúcha, além passear por outras cinco, totalizando nove cidades pelo Rio Grande do Sul.
A SERRA GAÚCHA
As serras gaúchas são hoje consideradas um polo turístico, que atrai milhares de pessoas todos os anos. A região é dividida em três partes principais: Gaúcha, Alemã e Italiana, e nós visitaremos todas elas.
Na Região Gaúcha, visitaremos Cambará do Sul, onde conheceremos os belíssimos cânions.
Na Região Alemã, também conhecida como Região das Hortênsias, conheceremos Gramado e Canela e visitaremos Nova Petrópolis.
Na Região Italiana, conheceremos Bento Gonçalves, além de passar por Farroupilha e Caxias do Sul. O passeio de maria fumaça nos levará até Garibaldi e Carlos Barbosa, onde permaneceremos na estação de trem.
ROTEIRO COMPLETO – 7 DIAS
Para facilitar, tomaremos como ponto de partida o Aeroporto Internacional Salgo Filho, em Porto Alegre. Para seguir viagem, alugamos previamente um carro pela RentCars, o que nos economizou bastante tempo.
DIA 1 – DE PORTO ALEGRE A CAMBARÁ DO SUL: 2 DIAS
Cambará do Sul está localizada a cerca de 190 km de Porto Alegre. A viagem demora entre 2 e 3 horas em meio a um estrada deserta. Chegamos em Porto Alegre na parte da manhã, mas até sairmos do aeroporto, pegar nosso carro, parar para almoçar e percorrer todo caminho de estrada, chegamos em Cambará já no meio da tarde.
Permanecemos na cidade por uma noite e dois dias, tempo suficiente para conhecer todos os atrativos.
Leia mais:
DIA 2 – DE CAMBARÁ DO SUL A BENTO GONÇALVES: 2 DIAS
Na parte da parte, partimos de Cambará do Sul rumo a Bento Gonçalves, numa viagem que durou cerca de 3 horas ao longo de 180 km. Em nosso caminho, aproveitamos para passear um pouco de carro em Caxias do Sul e Farroupilha. Em Farroupilha você pode aproveitar para visitar o Mirante da Cascata do Salto Ventoso.
O ideal é que fique pelo menos dois dias inteiros em Bento, assim poderá conhecer a Rota dos Vinhedos, os Caminhos de Pedra e fazer o passeio de maria fumaça. Considerando que chegará a Bento no segundo dia de nossa viagem na parte da tarde, deverá alugar um hotel por duas noites.
Leia mais:
DIA 4 – DE BENTO GONÇALVES A GRAMADO E CANELA: 3 DIAS
Partimos de Bento Gonçalves depois do almoço do quarto dia e dirigimos rumo a Gramado. No meio do caminho paramos em Nova Petrópolis, onde ficamos algumas horas. Em Nova Petrópolis, aproveitamos a tarde para fazer compras e conhecer o Labirinto Verde e Parque Aldeia do Imigrante. No fim da tarde continuamos nossa viagem rumo a Gramado. O percurso completo durou mais de 2 horas de viagem. Foram 1 hora e 20 minutos de Bento Gonçalves até Nova Petrópolis e cerca de 1 hora de Nova Petrópolis a Gramado. Como viajamos no inverno e saímos de Nova Petrópolis já no final da tarde, pegamos a estrada próximo a Gramado já anoitecendo. Com isso queremos dizer que a estrada tinha tanta neblina, que não conseguíamos enxergar 3 metros a nossa frente. A estrada possui um número grande de curvas e com a neblina muito forte, demoramos um pouco mais para chegar.
Chegamos em Gramado, o principal destino da Serra Gaúcha, já no começo da noite. Depois do check-in na pousada e de um bom banho quente, nos dirigimos ao centro, onde aproveitamos a noite com uma sopa de capeletes quentinha.
Leia mais:
DIA 7 – DE GRAMADO A PORTO ALEGRE
Chegamos ao último dia da nossa viagem. De Gramado até Porto Alegre são cerca de 2 horas de viagem ao longo de pouco mais de 100 km. Saímos de Gramado logo após o almoço e no caminho aproveitamos para conhecer um pouco Novo Hamburgo. Em Novo Hamburgo aproveite para visitar a Catedral Basílica São Luís Gonzaga e o Santuário das Mães.
Chegamos a Porto Alegre ainda na parte da tarde, e como nosso voo era a noite, aproveitamos as últimas horas para conhecer um pouco do centro histórico da capital gaúcha.
Porto Alegre possui muitos atrativos e nas pouquíssimas horas que tínhamos disponíveis não conseguimos conhecê-la realmente. Se você tiver um pouco mais de tempo para sua viagem, fique pelo menos uma noite e aproveite para conhecer um pouco mais a fundo a cidade.