Início » BATE-VOLTA » Trilha do Pai Zé – São Paulo vista do ponto mais alto!
Vista de São Paulo

Trilha do Pai Zé – São Paulo vista do ponto mais alto!

Compartilhe com seus amigos!

Localizado do Parque Estadual do Jaraguá, a trilha do pai zé nos leva até o Pico do Jaraguá, o ponto mais alto da cidade de São Paulo. Com 1135 metros de altura, de lá é possível ter uma visão panorâmica da cidade. Pelo menos na teoria. Como a poluição por aqui é muito densa, nem sempre a visibilidade será das melhores.

COMO CHEGAR

Existem duas formas principais de se chegar ao pico. De carro, por meio de uma via asfaltada, ou a pé, pela trilha do pai zé.Como eu adoro trilha, optei pela segunda opção.

A trilha do pai zé é relativamente curta e tranquila. A parte mais difícil, na minha opinião, são as escadarias do final, que levam ao ponto mais alto do pico. Neste caso não tem outra opção, é a pé mesmo. Eu vi que existe um elevador, mas não estavam em funcionamento. Fiquei em dúvida se era elevador de serviço, para funcionários, ou para pessoas com dificuldade de mobilidade.

TRILHA DO PAI ZÉ

A trilha completa (ida e volta) possui cerca de 3600 metros. A maior parte é por terra, numa subida constante. É importante salientar que o fim da trilha (de terra) não é o fim de fato. É necessário continuar subindo um curto trecho pelo asfalto, até chegar a primeira torre. De lá, é possível avistar uma escadaria que leva ao cume, onde está localizada a segunda torre, e a melhor visão.

Durante o percurso encontramos diversos macaquinhos da região. Uns mais graciosos que os outros. Atenção apenas quanto a alimentação dos animais. Vi gente dando chocolate para os macacos. Não faça isso. A orientação do parque é para não alimentar os animais. Mas se não resistir a tentação, ofereça alimentos naturais como banana, que não farão mal  a eles.

VISTA DO PICO DO JARAGUÁ

E finalmente a grande estrela no final da trilha do pai zé. A vista que temos da cidade de São Paulo é simplesmente incrível. Infelizmente não tanto quanto poderia ser se o céu estivesse limpo. Apesar do dia claro e sem nuvens, a poluição densa que paira na cidade prejudica a visão. Quero voltar ao pico em um sábado quando a umidade do ar estiver melhor. Quem sabe assim terei uma visão ainda mais bonita da nossa cidade?!

Mas de qualquer forma é uma visão recompensadora da nossa maravilhosa metrópole.

Dica:

Quando finalmente terminamos a escadaria, temos a impressão que chegamos ao fim. Mas siga em frente, como se fosse entrar dentro da torre. Ao fundo, terá uma visão ainda melhor que essa da parte da frente, que é cheia de fios e atrapalham um pouco a visão.

Vale apena fazer a trilha do pai zé?

Sim, com certeza. Além de está pertinho para quem mora na Grande São Paulo, é um passeio de GRAÇA. Você não paga nada para acessar o parque ou a trilha. É também um passeio rápido, fizemos em uma manhã (não só a trilha do pai zé, mas todas as trilhas do Parque Estadual do Jaraguá). Ou seja, é perfeito para quem quer fugir da rotina, se aventurar ou simplesmente matar o tempo sem gastar muito.

Informações Úteis
  • Vá com protetor solar. Embora a maior parte da trilha seja por dentro da mata mais fechada, o final será debaixo de um sol escaldante;
  • Vá com tênis. Eu vi algumas pessoas de chinelo, mas não recomendo;
  • Respeite seu ritmo. Se sentir cansaço, pare, descanse, respire;
  • Leve água e algo para comer. Pode ser fruta, uma barrinha de cereal etc;
  • Antes de subir ao cume, existe uma área com bancos e uma lanchonete;
  • No Parque do Jaraguá, existe estacionamento gratuito;
  • Funcionamento do parque é das 8 às 17 horas. Lembrando que às 17h fecha o parque. Para fazer a trilha, é necessário chegar antes.

Fazer um blog de viagem era um sonho antigo, que finalmente consegui realizar. Adoro escrever, falar de viagem e ajudar as pessoas a encontrar a próxima rota incrível para chamar de sua. Sou filha de fotógrafos e herdei dos meus pais a paixão por fotografia. Mas mais do que tudo, adoro viajar, conhecer novos lugares, novas culturas. Para mim viajar é terapia, é aprendizado, é realização. Tem uma frase de Santo Agostinho que me define completamente, que diz que "o mundo é um livro, e aqueles que não viajam leem somente uma página".