Estive em Bogotá durante uma conexão rumo a Punta Cana. A conexão longa foi intencional, pois dessa forma eu pude aproveitar para conhecer um pouquinho da capital colombiana.
Bogotá é uma cidade linda e eu fiquei completamente apaixonada por ela. Tanto, que já estou planejando um retorno a Colômbia, só para ter uns dias destinados apenas a capital. Porém, as horas que tive durante minha conexão em Bogotá, foram suficientes para sentir um gostinho do que a cidade tem a oferecer.
CONEXÃO BOGOTÁ
Conhecer uma cidade em poucas horas não é uma tarefa fácil. Nesse sentido, o mais importante é o gerenciamento do tempo. Existe várias empresas em Bogotá que são especializadas em passeios durante uma conexão. Depois de muita pesquisa, escolhi a Explora Bogotá. Conversei diretamente com o dono da empresa, o Edgar e tenho apenas elogios e agradecimentos a fazer.
Eu cheguei em Bogotá num domingo de manhã por volta das 10 horas. Entre pegar minha mala, passar pela imigração e pela alfândega, demorei cerca de 1 hora. Quando sai do aeroporto, o Edgar já estava me esperando.
Tempo de conexão X tempo disponível em Bogotá
O tempo de um city tour em Bogotá dependerá de quantas horas de conexão você tem disponível. Para calcular esse tempo, lembre-se que você precisa de pelo menos 1 hora para sair do aeroporto, e está de volta de 2 a 3 horas antes. Depende se você terá ou não que despachar bagagem e se é um voo nacional ou internacional.
Eu cheguei em Bogotá às 10 horas e não enfrentei filas. Com isso, pouco depois das 11 horas já estava fora dos portões do desembarque. O meu próximo voo estava marcado apenas para o dia seguinte, às 6:30. Com isso, tive bastante tempo para o meu city tour, e pude conhecer tudo com calma, sem deixar nada de fora. Durante todo o tempo, o Edgar nos acompanhou, sempre muito gentil e solícito.
Cerro de Monserrate
Nossa primeira parada foi o Cerro de Monserrate. O Monserrate está para os colombianos o que aparecida está para nós, brasileiros. Então, por ser um domingo, dia de missa, imagine que estava bem cheio, e com filas enormes para subir. Mas por ser uma das principais atrações da cidade, não podíamos deixar de fazê-la. Demoramos cerca 30 minutos para subir, 30 para descer, e 1 hora lá em cima.
O Cerro de Monserrate é o ponto mais alto de Bogotá. A 3152 mil metros acima do nível do mar, de lá é possível ter uma visão panorâmica da cidade.
Existem três formas de se chegar ao topo. De teleférico, funicular ou a pé. Apesar de ser adepta a caminha, não tínhamos tempo para isso. Então subimos de teleférico e descemos pelo funicular. O preço é o mesmo para os dois.
Além da visão panorâmica da cidade, em Monserrate tem um monte de barraquinhas e uma feirinha com diversas comidas típicas. De maneira geral eles não aceitam cartão de crédito. Como eu não havia trocado dinheiro pela moeda local, o jeito foi achar uma que aceitasse dólar, com uma cotação desfavorável.
Museu do Ouro
Saindo de Monserrate, nos dirigimos direto para a região próximo a La Candelaria. Deixamos o carro no estacionamento e seguimos a pé até o Museo del Oro. O museu é mais impressionante do que eu imaginei. Possui uma quantidade gigantesca de peças em ouro, produzidas pelos índios antes da colonização espanhola.
Museu de Botero
No museu encontra-se uma coleção de pinturas do artista colombiano Fernando Botero. Esse artista ficou famoso por suas obras retratarem a nudez e pessoas gordinhas.
Praça Bolívar
Acho que foi aqui que meu amor por Bogotá se consolidou. Só posso descrever a praça como impressionante. As antigas construções em tamanho gigantesco emoldurando o espaço aberto da praça. Por aqui o movimento de pedestres é grande, e existem muitos vendedores ambulantes.
Bairro La Candelaria
Achei o bairro uma graça, simplesmente maravilhoso. Durante minhas pesquisas sobre a cidade, eu havia imaginado que o La Candelaria seria estilo os bairros do centro de São Paulo. Mas são bem diferentes na realidade. De maneira geral as ruas são limpas, os prédios conservados e sem pichações. O bairro possui um charme único. Muito colorido e com muitas opções de restaurantes. Da próxima vez que vier a Bogotá, definitivamente ficarei por aqui.
Durante nosso passeio por La Candelaria, o Edgar nos levou para experimentar o café tipo de Bogotá. Bogotá é conhecida por fabricar um dos melhores cafés do mundo. Depois nos levou para experimentar o buñuelo. Um bolinho típico de Bogotá que é simplesmente maravilhoso. Para finalizar, tomei chá de coca. Mas apenas para satisfazer a minha curiosidade. Apesar de está a cerca de 2600 mil metros acima do nível do mar, acredito que não seja suficiente para causar nenhum soroche.