Sempre ouvi falar muito da beleza da Ilha do Mel, mas confesso que nunca havia me despertado para conhecê-la de fato. Afinal, o que essa ilha teria de diferente das demais? Ou que praias poderiam ser mais bonitas das que as que eu conhecia do meu nordeste? Até que finalmente decidi conhecê-la e portanto, pesquisar sobre ela.
Apesar de pesquisar muito, quando cheguei lá percebi que minhas pesquisas pouco diziam do lugar. Portanto, meu intuito hoje é esclarecer todas as dúvidas que tive antes de ir e as que fiquei depois que cheguei lá. Assim que coloquei os pés na Ilha do Mel, logo descobri que muito do que pesquisei não foi tão útil para mim. Com isso, espero que este guia possa te ajudar a fazer as melhores escolhas e aproveitar tudo desse paraíso.
ILHA DO MEL
Antes de mais nada precisamos entender como as coisas funcionam na Ilha do Mel. A primeira coisa que você precisa saber é que ela está basicamente dividida em duas partes: Encantadas e Brasília. Quando olhei o mapa da ilha na internet, tive a impressão que a passagem entre uma parte e outra da ilha seria facilmente percorrida a pé. Não é. Portanto, a escolha entre ficar em Encantadas e Brasília é muito importante para não ter suas expectativas frustradas.
Encantadas – Pontos Positivos
- É a maior e a que oferece maior número de pousadas e restaurantes.
- Por aqui a vida noturna é mais agitada e tem muita estrutura (e opções) para o turista.
- Um dos atrativos mais famosos da ilha, a Gruta das Encantadas, fica por aqui.
Encantadas – Pontos Negativos
- Por ser maior, é naturalmente mais movimentada.
- Tem um número menor de atrativos e de praias.
Brasília – Pontos Positivos
- Possui excelentes opções de pousadas com um bom preço.
- É deste lado da ilha que ficam a Fortaleza e o Farol.
- Deste lado da ilha temos acesso fácil a um maior número de praias. Com isso, temos opções de praias com mais movimento e mais estrutura, e praias mais desertas.
Brasília – Pontos Negativos
- Diferente de Encantadas onde os restaurantes estão mais “juntinhos”, aqui as coisas são mais espalhadas e distantes.
- Dependendo do local que fique hospedado, pode ser que não tenha nada para fazer a noite, a não ser que percorra uma certa distancia.
COMO CHEGAR
As principais portas de entrada para a Ilha do Mel estão em Paranaguá e em Pontal do Sul. De Paranaguá partem embarcações que seguem até os trapiches de brasília e encantadas, com duração de 1h40 e 1h30, respectivamente. Normalmente os horários aqui são mais restritos, saindo embarcações em apenas dois horários, dependendo da época do ano.
De Pontal do Sul, as embarcações partem com maior frequência e a viagem dura apenas 30 minutos até encantadas e 40 minutos até brasília. Daqui também é possível pegar uma das lanchas rápidas de empresas privadas. Apesar de serem um pouco mais caras, o percurso dura apenas 10 minutos.
DICAS SOBRE A ILHA DO MEL
- É importante saber que não circulam carros na Ilha do Mel, todo o acesso é feito a pé ou de bicicleta.
- As trilhas que percorrem os atrativos dentro das vilas são fáceis, no entanto, a trilha que leva de uma vila para outra, nem tanto.
- Existe a opção de se locomover com os táxis náuticos que levam do trapiche de Brasília a Encantadas e vice-versa. O preço desse percurso ida e volta gira em torno de R$ 25,00 por pessoa.
- Embora a maioria dos estabelecimentos aceite cartão, NÃO EXISTE caixa eletrônico ou farmácias na ilha. Portanto, leve dinheiro em espécie e remédios.
- Repelente e protetor solar são imprescindíveis.
Quando eu disse que a Ilha do Mel é um paraíso rústico de verdade, eu não estava brincando. Aqui o contato com a natureza é muito forte. Existem muitos insetos, e algumas pessoas viram até mesmo cobra. Então é importante sempre se manter na trilha e nunca invadir a mata fechada. A dica mais importante é: se desvencilhe dos luxos da cidade e curta tudo que esse lugar oferece de coração e mente abertos.
O QUE FAZER NA ILHA DO MEL
Gruta das Encantadas
A Gruta das Encantadas foi esculpida pela ação das marés ao longo de milhares de anos, formando uma fenda aberta na rocha. O nome da gruta vem de uma lenda de que sereias habitavam este lugar.
Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres
Construída em 1767 por ordem da Coroa Portuguesa, a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres é o único estabelecimento militar do século XVIII existente no Paraná. É também uma das primeiras referências históricas sobre a Ilha do Mel.
Localizada a 4 km desde o trapiche brasília, trata-se de uma caminha tranquila, a beira mar. Honestamente, você nem sente o tempo passar. A areia que segue a praia é bem firme e dá para andar de bicicleta tranquilamente. Então, caso não queira andar muito, ou precise economizar tempo, essa pode ser uma boa alternativa.
De dentro da Fortaleza, é possível seguir uma trilha de cerca de 500 metros, sempre subindo. Essa trilha oferece acesso a praça dos canhões da segunda guerra mundial, além de um lindo mirante da praia.
Farol das Conchas
Localizado no topo do Morro das Conhas, o farol foi construído em 1872 por ordem de D. Pedro II e mantém-se até hoje em funcionamento. O acesso para o farol pode ser feito pela praia do farol ou pela praia de fora. Ele está localizado a 1,6 km desde o trapiche de brasília.
PRAIS DA ILHA DO MEL
Uma característica marcante que vi em todas as praias que passei pela Ilha do Mel, são as areias fininhas e firmes, excelentes para caminhada e andar de bicicleta. Outra coisa, as águas por aqui são muito calmas e quentinhas. Mas o que realmente me chamou atenção foi a maré baixíssima. Não sei se foi apenas coincidência ou se é uma característica de fato, mas a maré por aqui é incrivelmente baixa. Em todas as praias que passei, caminhei muito mar adentro e a água parecia não passar do joelho. Sério! Parei de avançar para dentro do mar porque a impressão que eu fiquei é que já estava no meio do oceano e não conseguia fazer a água chegar na cintura. E olha que sou bem baixinha.
Praia do Miguel
Essa foi a praia que mais gostei da Ilha do Mel. Ela está isolada das demais e o acesso não é tão simples. Na verdade, esta praia está no caminho que liga Brasília a Encantadas. Vindo de Brasília o acesso é feito por meio de uma trilha de pedras. Apesar de ser mais próximo, é mais difícil. Vindo de Encantadas a trilha é mais tranquila, o ponto de maior dificuldade é o morro do sabão, mas que é bem tranquilo de subir devido a presença de uma escadaria.
As praias que estão próximas e são mais fáceis a partir de Encantadas, são:
Praia da Boia
Praia do Saquinho (Mar de Fora) e Pontinha
Não estive realmente em nenhuma dessas praias. A praia da pontinha fica localizada na extensão do trapiche e não é a melhor para banho que temos aqui, devido o movimento dos barcos. A praia do saquinho é enorme e faz parte da trilha que nos leva de encantadas até a praia do miguel, e posteriormente, a brasília. A praia também é muito grande e deserta.
As praias que estão próximas e são mais fáceis a partir de Brasília, são:
Canto da Vó
O canto da vó é uma extensão da praia grande, e está localizado ao pés das pedras que dão acesso a praia do miguel.