O Vale do Alcantilado é um sítio arqueológico localizado na região de Visconde de Mauá. Trata-se de uma propriedade privada, que oferece uma trilha de 1,5 km e muito bem estruturada. Ao longo da trilha, passamos por nove cachoeiras, quatro destas são boas para banho. A principal atração do sítio é a Cachoeira do Alcantilado, que deu nome ao local. Com 50 metros de altura, a cachoeira é hoje um dos destaques da cidade.
Como mencionei, a trilha é muito bem estruturada, o que a torna fácil de ser seguida. Nas partes que seriam difíceis, existe sempre uma corda ou corrimão para auxiliar o visitante.
COMO CHEGAR
É possível chegar até o sítio de carro próprio ou através dos passeios com as agências de turismo local. Vale lembrar que são cerca de 9 km de estrada de terra, que apesar de não ser das piores, se o seu carro não é alto, pode sofrer um pouco. Como o nosso carro é baixo, mais próprio para a cidade, preferimos não arriscar e contratamos os serviços de transporte local. A agência nos deixou na entrada do parque, e no horário combinado, retornou para nos buscar. No fim foi bem mais tranquilo dessa forma.
VALE DO ALCANTILADO
Nós optamos por seguir todo o percurso parando apenas para conhecer as cachoeiras, deixando o banho para a descida. Dessa forma, já saberíamos a que mais gostamos, e quanto tempo ficar em cada uma.
Cachoeirinha
- Cachoeirinha, uma das melhores para banho, pois não está em mata tão fechada, então conseguimos pegar um pouco de sol.
Poço das Raízes
- Também é possível banhar-se no Poço das Raízes, mas achei a água muito gelada.
Cachoeira do Açude
- A Cachoeira do Açude também é própria para banho.
Cachoeira das Muralhas
- A Cachoeira das Muralhas não possui espaço para banho, é apenas para contemplação.
Parada do Mirante
- A meio caminho da trilha, existe a Parada do Mirante, com bancos para descanso, enquanto aprecia essa vista incrível.
Cachoeira do Lajeado
- A água aqui é bem gelada, mas como está mais próxima do fim da trilha, com o esforço feito até agora, o banho acaba se tornando bem refrescante.
Cachoeira Gruta do Granito
- A cachoeira recebe esse nome devido a gruta presente (lado direito). Não é recomendável o banho aqui.
Cachoeira do Alcantilado
- Finalmente a estrela do vale, a Cachoeira do Alcantilado.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
- É cobrada uma pequena taxa de entrada, que você vai descobrir que vale muito apena, devido toda estrutura e cuidado do lugar.
- É proibida a entrada de animais domésticos.
- É proibida a entrada de bebidas alcoólicas.
- Leva uma mochila com água e petiscos.
- Leve repelente e protetor solar, você irá precisar muito deles.
Para mais informações, acesse o site oficial do sítio aqui.
Local muito lindo!
Nunca tinha ouvido falar.
[…] Confira tudo sobre o Vale do Alcantilado […]