Início » DESTINOS » BRASIL » RIO DE JANEIRO » Confira tudo sobre o Vale do Alcantilado
Vale do Alcantilado

Confira tudo sobre o Vale do Alcantilado

Compartilhe com seus amigos.

O Vale do Alcantilado é um sítio arqueológico localizado na região de Visconde de Mauá. Trata-se de uma propriedade privada, que oferece uma trilha de 1,5 km e muito bem estruturada. Ao longo da trilha, passamos por nove cachoeiras, quatro destas são boas para banho. A principal atração do sítio é a Cachoeira do Alcantilado, que deu nome ao local. Com 50 metros de altura, a cachoeira é hoje um dos destaques da cidade.

Como mencionei, a trilha é muito bem estruturada, o que a torna fácil de ser seguida. Nas partes que seriam difíceis, existe sempre uma corda ou corrimão para auxiliar o visitante.

COMO CHEGAR

É possível chegar até o sítio de carro próprio ou através dos passeios com as agências de turismo local. Vale lembrar que são cerca de 9 km de estrada de terra, que apesar de não ser das piores, se o seu carro não é alto, pode sofrer um pouco. Como o nosso carro é baixo, mais próprio para a cidade, preferimos não arriscar e contratamos os serviços de transporte local. A agência nos deixou na entrada do parque, e no horário combinado, retornou para nos buscar. No fim foi bem mais tranquilo dessa forma.

VALE DO ALCANTILADO

Nós optamos por seguir todo o percurso parando apenas para conhecer as cachoeiras, deixando o banho para a descida. Dessa forma, já saberíamos a que mais gostamos, e quanto tempo ficar em cada uma.

Cachoeirinha
Poço das Raízes
Cachoeira do Açude
Cachoeira das Muralhas
Parada do Mirante
Cachoeira do Lajeado
Cachoeira Gruta do Granito
Cachoeira do Alcantilado

INFORMAÇÕES ÚTEIS

  • É cobrada uma pequena taxa de entrada, que você vai descobrir que vale muito apena, devido toda estrutura e cuidado do lugar.
  • É proibida a entrada de animais domésticos.
  • É proibida a entrada de bebidas alcoólicas.
  • Leva uma mochila com água e petiscos.
  • Leve repelente e protetor solar, você irá precisar muito deles.

Para mais informações, acesse o site oficial do sítio aqui.

 

Compartilhe com seus amigos.

Fazer um blog de viagem era um sonho antigo, que finalmente consegui realizar. Adoro escrever, falar de viagem e ajudar as pessoas a encontrar a próxima rota incrível para chamar de sua. Sou filha de fotógrafos e herdei dos meus pais a paixão por fotografia. Mas mais do que tudo, adoro viajar, conhecer novos lugares, novas culturas. Para mim viajar é terapia, é aprendizado, é realização. Tem uma frase de Santo Agostinho que me define completamente, que diz que "o mundo é um livro, e aqueles que não viajam leem somente uma página".